Centro Integrado de Comando e Controle será instalado em Belém
O Centro Integrado de Operações (Ciop) elabora projeto, com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, para criação do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc) em Belém, o qual irá aprimorar e, futuramente, substituir o Ciop. O primeiro passo já foi dado, com visita inicial da comitiva técnica da Senasp à capital paraense, no período de 14 a 16 de outubro.
Participaram da visita o diretor do projeto na Senasp, Leonardo Rodrigo Ferreira, o gestor de Processos, Ariel Anselmo, representante do setor de Tecnologias de Informação e da Comunicação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), e os engenheiros da Sesge Jefferson Pereira e Clodoaldo Bandeira. Eles conheceram o funcionamento do Ciop e a atuação no Estado, bem como os órgãos que integram o sistema de segurança pública.
O encontro teve intercâmbio de informações, com diversas ideias apresentadas para aperfeiçoar a segurança pública do Pará. O diretor do Ciop, coronel PM Heyder Calderaro Martins, apresentou a missão do centro aos visitantes, falou sobre o funcionamento do sistema e a integração com os diversos órgãos que o compõem. Entre as questões discutidas, foi destacada a importância de uma posição estratégica para a construção do novo centro, além da viabilização dos recursos necessários.
O Cicc contará com o que há de mais moderno em segurança pública, tornando a integração entre os órgãos de defesa social ainda mais completa, envolvendo inclusive órgãos da esfera municipal e federal.
No dia 14, a comitiva foi recebida pelo diretor do Ciop, pelo coordenador de Núcleos Regionais, tenente-coronel PM Paulo de Jesus Garcia Reis, e pelo assessor de Controle de Qualidade, João Augusto Lobato. Esteve presente também o chefe do Núcleo de Projetos Corporativos da Segup, coronel PM Ruy Lobato, além do secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel PM Hilton Benigno.
A programação continuou com a visita ao quartel do comando geral da PM e ao terreno onde será construído o Cicc, contrapartida do Estado. No dia 15, ocorreu a reunião entre os representantes da Senasp e o Secretário de Segurança Pública do Estado, Jeannot Jansen, na Delegacia Geral. Os dirigentes ainda fizeram visitas técnicas às sedes da PM, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Prodepa e Samu. A programação terminou no dia 16, com a reunião entre os representantes da Senasp e as autoridades do Sistema de Segurança Pública do Estado.