Em versão hibrida,'Enem Pará 2.0' reúne cerca de 500 alunos das EETEPAS em Belém e Santarém
A revisão final abrangeu as disciplinas Redação, Sociologia e Geografia
Na semana decisiva para o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem), o projeto "Enem Pará 2.0", criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), promoveu nos dias 30 e 31 de outubro, um aulão presencial nos auditórios das Escolas de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) Vilhena Alves e Anísio Teixeira, em Belém, com transmissão online para os alunos das EETEPAs Francisco das Chagas e Francisco Coimbra Lobato, no Distrito de Icoaraci e Santarém, oeste paraense, respectivamente. A revisão final abrangeu as disciplinas Redação, Sociologia e Geografia, beneficiando cerca de 500 alunos das escolas envolvidas.
"Foi justamente para que os alunos entendessem a dimensão da nossa plataforma, que nós optamos, nessa semana decisiva, promover esse encontro presencial e virtual, dos nossos alunos com os professores e também com a nossa plataforma Enem Pará 2.0, para que eles vejam que não importa onde eles estejam eles podem acessar, estudar e ter a aula direto com o professor tirando suas dúvidas também. Esse é o maior objetivo nesse momento", explicou Jackson Tavares, coordenador do projeto "Enem Pará 2.0".
O aulão híbrido iniciou na quarta-feira, 30, para os alunos da EETEPA Vilhena Alves, em Belém, e com transmissão simultânea para os estudantes das EETEPAs Cacau, no distrito de Icoaraci, e também para os discentes da EETEPA localizada em Santarém. Foram 4 horas de revisão que ajudaram os candidatos as vagas do Enem a relembrar questões estudadas ao longo do ano letivo.
"Essa ultima aula me ajudou muito e certamente não só a mim, mas também aqueles alunos que têm certa dificuldade com as matérias, relembradas hoje, os professores deram uma base final, sobre assuntos que realmente podem cair na prova", disse Gisele Costa, aluna do Vilhena Alves que, com 16 anos, irá prestar vestibular pela primeira vez, confiante de que conquistará a vaga no curso de Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia.
Nesta quinta-feira, 31, a ação seguiu na EETEPA Anísio Teixeira, localizada no bairro do Umarizal, também na capital paraense, onde a disciplina Redação foi a protagonista da sabatina de 3 horas de aulas. Poliana Braga, que cursa o 3° ano do ensino médio e também o curso técnico em marketing na EETEPA, falou que se sente mais segura após a revisão final oferecida pela Sectet. "Com esse aulão eu me sinto até mais segura porque a professora fez bastante repertório, ela reavivou o conteúdo na nossa mente falando sobre a estrutura, os conectivos e tudo o que a gente precisa para escrever uma boa redação".
Na reta final para o tão temido exame que garante o ingresso para a universidade pública e também bolsas de estudo em universidades particulares, por meio dos programas do governo federal, a professora de sociologia da rede pública de ensino, Isa Karla, deu dicas do que fazer.
"Eles tiveram o ano todo para se preparar, então, em termos de conteúdo eles já absorveram tudo o que tinham para absorver, agora é relaxar e aproveitar um pouquinho com a família é ficar ligado no horário, se atentar para o local de prova e confiar na preparação que eles fizeram ao longo do ano. Se possível, verificar o local de prova antes do dia do exame, para não fazer parte dos meses dos atrasados. Outra coisa que parece óbvia, mas não é, lembrar de organizar as coisas como caneta, a água que vai levar e também o lanche, na noite anterior, isso evita correria e esquecimentos antes de sair de casa para a prova", elencou a educadora.
Sobre o Enem Pará 2.0 - O Enem Pará 2.0 surgiu em 2023, como uma alternativa para os alunos do ensino médio e técnico que pretendem realizar as provas do Enem. Uma iniciativa que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará e também do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT). O aplicativo está disponível para versões Android e IOS e conta com 1.235 video-aulas gravadas com professores renomados de Belém. Ao todo são 15 disciplinas que o estudante terá acesso quando se cadastrar na plataforma digital. Além de poder, assistir através do site/celular, as aulas também podem ser baixadas para assistir off-line. Atualmente a plataforma já registra mais de 93 mil acessos e 30 mil alunos inscritos em 245 cidades, 16 estados e 25 países.