Saúde, autocuidado e empreendedorismo feminino são destaques no Outubro Rosa
Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) promoveu diálogos e orientações sobre temas incluindo incentivo ao empreendedorismo
Encerrando a programação em alusão ao "Outubro Rosa", o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, realizou uma grande programação no teatro Estação Gasômetro. O evento objetivou reforçar a importância do autocuidado na prevenção ao câncer de mama, além de utilizar o empreendedorismo como forma de garantir a autonomia financeira das mulheres que estão em tratamento oncológico. A programação aconteceu durante toda a tarde de quarta-feira, 30, e encerrou já no início da noite com muito carimbó apresentado pelo grupo de mulheres oncológicas "Manas Oncolindas".
Entre as estratégias utilizadas para buscar a cura e seguir o tratamento de forma mais leve, a dança é utilizada como ferramenta de resgate da autoestima e também da saúde das mulheres que estão atravessando este processo. Uma das participantes do grupo de dança, Helen Calumby, de 48 anos, que está em tratamento há 2 anos e aguarda a cirurgia de mastectómica total - procedimento que consiste na remoção completa da mama, pele e glândula mamária - acredita que momentos como esse são revigorantes. "Estou muito grata por poder participar desse momento único. A representatividade de mulheres oncológicas nesse espaço é muito importante. Nós criamos esse grupo de carimbó com mulheres que estão em tratamento contra o câncer. Estar aqui dançando, foi uma grande alegria para todas nós. É com muita gratidão que eu digo que a Semu está de parabéns por realizar mais esse evento.
Ela relata ainda que, poder realizar essa troca de informações, e estabelecer contato com outras mulheres que também estão em tratamento, fortalece ainda mais a caminhada. "Esse tipo de ação é fundamental para nós. O processo de tratamento de câncer não afeta só a questão biológica, mas também, o emocional. Então, ter esse espaço com oportunidades significativas para nós, nos fortalece. A gente sai daqui, hoje, com a autoestima elevada, com alegria, com força para seguir em frente e esperança de que tudo vai dar certo", finalizou Helen.
A programação contou ainda com roda de conversa sobre a prevenção ao câncer de mama e a utilização do empreendedorismo como fonte de renda para quem está em tratamento oncológico. “A campanha ''Outubro Rosa" é válida e o auto exame de mama salva vidas. E é disso que acontece aqui hoje, que nós precisamos. Um espaço acolhedor que gera oportunidades para as mulheres que estão ou que já passaram pelo tratamento. Mulheres que buscam o seu sustento por meio do empreendedorismo precisam dessa oportunidade", disse Carla Gama - paciente em tratamento que participou do diálogo.
O evento contou com a participação de 36 expositores que levaram seus produtos para serem vendidos na "Expo Mulheres da Amazônia", projeto desenvolvido pela Semu com o intuito de fortalecer a autonomia financeira das mulheres. Com grande variedade, quem passou pelo espaço pôde encontrar roupas, acessórios, decoração para o lar, plantas ornamentais, sandálias, além de muitas opções gastronômicas. "Hoje nós estamos tendo a oportunidade de mostrar o nosso trabalho. Essa é a terceira vez que estou participando com a Semu, para mim é muito importante pois tenho a oportunidade de conhecer outras empreendedoras e, dessa forma, consigo novas oportunidades. E aqui nós também estamos falando sobre a saúde da mulher e tendo a oportunidade de compartilhar o que estamos sentindo", falou a expositora, Cristiane Damasceno.
Para fechar o evento com chave de ouro, as mulheres que estão em tratamento oncológico realizaram um desfile com roupas e acessórios das empreendedoras que participaram da feira. Para titular da pasta, Paula Gomes, o momento foi para fortalecer as mulheres. "Hoje nós estamos aqui para promover a conscientização neste mês que é voltado a prevenção ao câncer de mama, que é considerado o que mais atinge as mulheres. É extremamente importante que, enquanto poder público, representando o governo do estado, a gente possa fortalecer essa mensagem em prol da saúde das mulheres."
A programação contou com oficina de corte de cabelo, emissão de documentos, atendimento médico, roda de conversa, feira de empreendedorismo feminino, aula de dança e defesa pessoal, corte de cabelo e design de sobrancelhas, maquiagem e massagem. A iniciativa foi fruto da parceria com a Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde Pública, Secretaria de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda, Secretaria da Fazenda e Cosanpa.