Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Auxiliar de serviços da Uepa é a Servidora Nota 10 do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/10/2015 10h52

Faltavam ainda duas horas para o início da premiação, mas o editor eletrônico da Imprensa Oficial do Estado, Nilton Nunes Dias, já estava no Hangar, ansioso pelo momento de ser ser anunciado entre os 59 nomes escolhidos para representar seus respectivos órgãos na oitava edição do Servidor Nota 10. Há 27 anos no serviço público, Nilton saiu bem cedo do distrito de Outeiro, onde mora, acompanhado da esposa, para aproveitar cada minuto da cerimônia. “Agora sim, estou realizado. Esse prêmio é um reconhecimento que o Estado dá pra cada uma dessas pessoas que dedicam suas vidas ao serviço público, buscando atender seus colegas e o público sempre da melhor maneira. É uma imensa satisfação para mim ser escolhido para concorrer a esse prêmio”, declarou.

Criado em 2003 e retomado em 2012, após três anos de suspensão, o Prêmio Servidor Nota 10 é organizado pela Escola de Governança do Pará como forma de homenagear o funcionalismo, premiando aqueles que se destacam pela assiduidade, disciplina, iniciativa e responsabilidade. Para disputar o prêmio, os servidores podem se inscrever espontaneamente ou ser indicados pelo órgão/entidade ao qual estão vinculados, desde que atendam a dois pré-requisitos: que sejam efetivos e que não ocupem cargo de chefia. Em cada um desses órgãos é criada uma comissão de análise, responsável por avaliar e pontuar o desempenho das funções, elegendo o melhor.

Na noite desta terça-feira, os 59 servidores escolhidos receberam, cada um, prêmio em dinheiro no valor de mil reais, além de uma medalha alusiva ao concurso. “O servidor nota 10 é um exemplo clássico do conceito de meritocracia. É o reconhecimento àqueles que fazem a diferença e são exemplos de que é possível, sim, ter uma gestão eficiente e pró ativa do servidor”, disse Ruy Martini, diretor da Escola de Governança.

Auxiliar de serviços gerais do Hospital Ophir Loyola há 26 anos, Maria da Solidade Araújo, não conseguia disfarçar a emoção de ter sido escolhida como Servidora nota 10. “É uma felicidade única porque eu me vi hoje como alguém cujo trabalho é útil e importante, sempre respeitando a hierarquia e cumprindo com minhas obrigações. Esse prêmio é válido porque estimula outros funcionários a também fazerem um bom trabalho.”

Marco Antonio Ribeiro, auxiliar operacional de trânsito no Detran há 9 anos, afirmou que o reconhecimento por ser escolhido um Servidor nota 10 não tem preço. “Quando eu me inscrevi foi justamente pra ter esse mérito, e não pelo dinheiro. É muito bom se sentir útil, e promovendo essa valorização, o governo nos estimula a prestar um serviço cada vez melhor à população.”

Dona Virgínia de Castro, servidora há 28 anos do Estado, 23 deles na TV Cultura e os últimos cinco na Secretaria de Comunicação (Secom), como copeira, era só felicidade com seu cheque de mil reais, mas o orgulho maior era ver destacada em uma solenidade que reunia tantos prestadores de serviço como ela a dedicação no desempenho diário da função. “Ser servidora é acima de tudo cumprir com suas obrigações e acordar todo dia sabendo que serve às pessoas com prazer, sempre com sorriso no rosto.”

O momento mais esperado da noite foi o sorteio que apontou, entre os 59 melhores, o Servidor nota 10. A escolhida desta oitava edição do prêmio foi a servidora Odinéia Rocha, que há 42 anos integra o quadro funcional da Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Não esperava ser sorteada. As pessoas da repartição me diziam que sou 'pé quente', mas eu não acreditava. Vou dar esse dinheiro para minha filha, de 30 anos, que está comprando um apartamento pra gente”, contou a servidora, que levou para casa um prêmio R$ 20 mil.

Presente à cerimônia, o governador Simão Jatene fez questão de ressaltar o envolvimento emocional que o servidor público tem com o trabalho e lembrou o início da premiação. “Em 2003, quando a gente decidiu criar o prêmio Servidor nota 10, muitos duvidaram que ele pudesse vingar. A emoção de ver uma festa como essa, que reúne aquelas pessoas que dão verdadeiro sentido à palavra 'servidor público', e mais, o brilho no olhar dos que foram escolhidos para representar seus órgãos nos dá a certeza de que a criação desse prêmio foi, sim, uma boa iniciativa", destacou. 

E citou Fernando Pessoa para descrever o que entende ser o espírito do serviço público: "Acredito que o poeta tem toda a razão quando diz que 'tudo vale a pena se a alma não é pequena'. Essa alma grande é a marca de quem escolhe o serviço publico como razão de vida, mais do que uma simples opção de trabalho. Parabéns aos servidores nota 10. O meu desejo é que um dia todos os servidores desse Estado possam incorporar esse mesmo espírito para que tenhamos também um governo Nota 10”, declarou o governador.

Conheça o perfil de alguns servidores:

ADEPARÁ

O assistente administrativo Samuel Sampaio Moraes, da Gerência Regional de Santarém, foi escolhido Servidor Nota 10 da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) 2015. Ele recebeu a notícia em um telefonema feito pelo diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, que o parabenizou pela premiação e pela atuação profissional. Samuel tem 37 anos, dez deles como servidor concursado da Adepará, sempre em Santarém, sua terra natal.

AGE

A Auditoria Geral do Estado foi representada na premiação do Servidor Nota 10 pelo motorista Sebastião da Silva Corrêa, lotado na Gerência Administrativa e Financeira – GERAF do órgão há mais de sete anos.

ARCON

O servidor Moisés Ferreira Pinheiro, ocupante do cargo de auxiliar operacional e lotado no Grupo Técnico de Ouvidoria, é o escolhido pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon). Moisés é servidor concursado e trabalha há nove anos na instituição. Fez carreira como atendente do gabinete da diretoria, depois foi para o setor de reprografia, ficando como responsável por esse departamento. Desde 2010, ele passou a ser auxiliar operacional na Ouvidoria da Arcon, que cuida das questões sobre energia elétrica. Esse setor da Arcon é ligado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

BANPARÁ

A indicada ao prêmio, representando o Banpará é Nazaré do Carmo Alves dos Santos, funcionária do Banco há 11 anos. Formada em administração, ela atua na área de Recursos Humanos do Banpará e conta com vasta experiência obtida durante 11 anos de serviço público no Instituto de Terras do Pará (Iterpa) na área de RH. Nazaré teve a oportunidade de cursar MBA em Gestão Pública, com ênfase em administração pública e MBA em Gestão de Pessoas, essa última custeada pelo Banco.

CASA CIVIL

Raimundo Orlando Souza e Silva é o servidor inscrito pela Casa Civil do Governo do Estado. Servidor público desde 1 de abril de 1983, completou 32 anos de atividade. No dia 3 de setembro de 2015, a subchefia da Casa Civil publicou uma Portaria de elogio ao Servidor, no diário oficial nº 32.798, por considerar a assiduidade, disciplina, iniciativa, produtividade e responsabilidade do servidor. Essa é a segunda vez que o servidor é indicado para uma premiação pelo seu bom desempenho como servidor público.

COHAB

Maria das Graças Ramos Rabêlo é pernambucana, nasceu em uma fazenda (Riacho da Madeira), no município de Cabrobó, mas foi ainda criança morar em Recife. É formada em Relações Públicas e em Ciências Econômicas, com pós graduação em Gestão Pública e Políticas Públicas. Casou com um paraense e veio morar em Belém do Pará há 30 anos. Em Recife, trabalhou na Cohab, como Relações Públicas e depois como secretária executiva de uma diretoria de Programas Especiais, atuando em áreas de ocupação. Já na Cohab Pará, Graça gerencia a Assessoria de Licitação e Contratos.

COSANPA

Claudionor Gomes Araújo da Silva, de 47 anos, entrou na Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) por serviço prestado em 4 de abril de 1988. Depois, por todo o empenho demonstrado, o presidente da Cosanpa à época, Haroldo Araújo, o chamou até a presidência para convidá-lo a ser funcionário, em 21 de julho de 1988, já na função de contínuo, que ele exerce até hoje na sede administrativa da empresa em São Brás.

CPC RENATO CHAVES

O servidor Paulo Roberto da Silva Barreto foi o escolhido para representar o CPC "Renato Chaves". Há 42 anos trabalhando no serviço público, Paulo Roberto foi admitido como agente de portaria pela Polícia Civil, mas trabalhava no setor da polícia técnica científica, que eram vinculadas na época, formando a tríplice da Polícia. Em 2000, após a desvinculação da perícia, o servidor continuou a desenvolver suas atividades no Centro de Perícias, agora como office boy, função que exerce com grande satisfação. 

DEFENSORIA PÚBLICA

Lindomar Pereira, servidor Nota 10 da Defensoria Pública do Estado do Pará, tem 41 anos e é de campo Maior, interior do Piauí. Mora em Belém desde os 15 anos, por isso diz que o coração é totalmente paraense. A escolha como representante do órgão na premiação foi para ele uma surpresa. "Não esperava ser indicado como  Servidor Nota 10 da Defensoria. Divido a premiação com meus colegas de trabalho, familiares e amigos”, disse. Lindomar trabalha como motorista na instituição há sete anos e diz que esse reconhecimento será uma de suas mais importantes recordações. “Quando o trabalho é bem executado, o reconhecimento nos deixa muito mais feliz”, finalizou.

DETRAN

Marco Antônio Santos Ribeiro, auxiliar operacional de trânsito, foi eleito o Servidor Nota 10 do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Ele tem 46 anos e é servidor efetivo desde 2007, quando prestou concurso público e assumiu o cargo na instituição. Marco Antônio é técnico em Contabilidade, casado e pai de dois filhos.

EMATER

É de Bujaru o Servidor Nota Dez da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) deste ano. Jucely Souza Coelho é chefe do escritório local. 

EGPA

"Serenidade e equilíbrio são marcas registradas da servidora da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Daniela Fumie Yoshitome, 35 anos, há seus no serviço público. Formada em Psicologia, desde que começou na profissão ela atua na assistência a servidores de órgãos públicos. Já passou pelas prefeituras de Castanhal e Pirabas. Atualmente, trabalha na coordenação de cursos profissionalizantes de graduação e do curso técnico de Secretariado Escolar do Instituto de Formação Profissional e Superior da EGPA-ISEG.

FAPESPA

Valdejane Lopes de Oliveira, técnica em administração e finanças, foi uma das aprovadas no primeiro concurso público da Fapespa, realizado em 2014. A servidora é apreciada no trabalho pelo espírito de equipe, pela colaboração na busca por novas alternativas para o desenvolvimento dos trabalhos na Diretoria de Operações Técnicas, onde atua na Fapespa.

FASEPA

A Servidora da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) é Edna do Socorro Carvalho Reis, mais conhecida pelos colegas como "Edinha". Há 31 anos na função de artes práticas, ela está lotada na Gerência Administrativa.

FUNDAÇÃO CARLOS GOMES

O servidor Edielton Charles Santos de Oliveira exerce o cargo de Auxiliar Operacional na Fundação Carlos Gomes (FCG). Edielton Oliveira foi selecionado após ser avaliado por uma comissão formada por servidores. O servidor se destacou junto a comissão avaliadora por seu desempenho no cargo para o qual fez concurso público e exerce até hoje na FCG.

FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ

A servidora Andréia do Socorro da Costa é assistente administrativa, lotada na Coordenadoria Orçamentária e Financeira da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). Iniciou suas atividades no Estado em 2012, na extinta Fundação Curro Velho.

FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ

Jerônimo de Souza Coelho trabalha há 28 anos na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Hoje ele atua na Farmácia Central do Hospital e é conhecido pela pró-atividade, dedicação e excelente relacionamento com os demais servidores.

HOSPITAL OPHIR LOYOLA

Maria Soledade Araújo, 69 anos, trabalha desde 1989 no Ophir Loyola. Iniciou sua trajetória na instituição em uma empresa que prestava serviços para o hospital. Depois passou a exercer as atividades de auxiliar operacional no Serviço de Neurocirurgia, onde permanece até hoje.

IASEP

O assistente administrativo José Maria da Silva Rodrigues, 35 anos, será o representante do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) no Prêmio “Servidor Nota 10 – 2015”. José Maria está há seis anos no serviço público, três dos quais tem dedicado ao setor de Conferência de Contas Médicas do Iasep.

IMETROPARÁ

Edilson Chaves, gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), encarou a missão de representar a autarquia na 8ª edição do Prêmio Servidor Nota 10. Servidor concursado, ele trabalha há três anos e meio na instituição. "Esta foi a primeira vez que recebi uma indicação para um prêmio pelo meu bom desempenho como servidor público", comemorou.

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO

O auxiliar de atividades gráficas Nilton Nunes Dias tem 46 anos, sendo 27 de profissão dedicada à Imprensa Oficial do Estado. Nilton Dias foi bastante elogiado pelos diretores e colegas de profissão, por representar um exemplo de superação, determinação e talento.

ITERPA

A contadora Cely Mary Agrassar da Silva é a servidora do Instituto de Terras do Pará. Há 31 anos trabalhando no órgão, ela atua direta e indiretamente para assegurar o cumprimento das metas e objetivos fins do Instituto: a regularização fundiária.

JUCEPA

O servidor Paulo Eduardo Cruz Vidigal é lotado como agente administrativo na Gerência de Finanças e Contabilidade. Iniciou seu trabalho há 15 anos na Gerência de Finanças e Contabilidade da Junta Comercial, no dia 02/02/2001, e onde se encontra até hoje.

PARÁ RURAL

Dellivio Castro Sacramento tem mais de 10 anos de serviço público e ocupa o cargo de motorista no Programa Pará Rural. Qualidades como assiduidade, disciplina, pró-atividade e responsabilidade o levaram a ser escolhido o Servidor Nota 10 do órgão este ano.

POLÍCIA CIVIL

Altino da Silva Cunha tem 56 anos de idade e mais de 28 anos de serviço público. Está lotado na Unidade Integrada Pro Paz de Cachoeira do Arari, que integra a Região Integrada do Marajó Oriental. Altino iniciou no serviço público como servidor da Segurança Pública do Estado nomeado para exercer cargo comissionado de escrivão na Delegacia de Moju. Ele ingressou na Polícia Civil, no ano 2000, como escrivão, após aprovação em concurso público.

POLÍCIA MILITAR

O indicado é o Subtenente PM Rubens Farias de Oliveira. Ele é natural de Belém, e está lotado atualmente no 9º Batalhão PM, sediado em Breves, no Marajó. O militar tem 46 anos de idade e há 24 anos está nas fileiras da PMPA.

PRODEPA

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) será representada pelo Técnico em Manutenção Almiro Oliveira da Silva, que completou 29 anos de trabalho na Prodepa no dia 24 de agosto. Com 71 anos, seu Almiro, como é conhecido, começou a trabalhar na Prodepa como guarda, em 1986, quando a sede da Empresa funcionava em um prédio na Rua Doutor Moraes, no bairro de Nazaré. Com a mudança da sede para a Augusto Montenegro e a posterior extinção da guarda, Almiro foi recolocado na Manutenção. A adaptação à nova função foi rápida e sem dificuldades, já que seu Almiro tinha conhecimento de telefonia, elétrica e montagem de computadores.

SEAD

O servidor Reginaldo Conde de Almeida Filho é servidor público há 38 anos e atualmente está lotado na Diretoria de Gestão da Cadeia Logística do Estado (DGL). Ele entrou no Estado no dia 4 de maio de 1977, pelo extinto Instituto de Desenvolvimento econômico-social do Pará (Idesp). Foi cedido para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).  Do ano de 1991 a 2003 atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Pará. Em janeiro de 2003 entrou na Sead , onde permanece no mesmo setor até hoje.

SEASTER

Nazaré Serrão Costa é professora e desenvolve atividades como assistente de assistência social (monitora) na unidade Abrigo Estadual de Mulheres em Situação de Violência Doméstica há mais de 10 anos.

SECOM

Virgínia Ferreira Amaral de Castro é a indicada da Secretaria de Comunicação. Responsável pela Copa, é servidora dedicada há anos.

SECTET

Maria Antonieta é servidora estadual desde 1988 e acompanhou as diversas mudanças ocorridas no órgão público em que trabalha. Atualmente ela está lotada na Diretoria de Administração e Finanças da Sectet, na gerência de contratos e convênios.

SECULT

Com quase 40 anos de trabalho dedicado ao serviço público, Cláudio Grimouth Seabra já atuou em vários setores, desde o administrativo até o jurídico. Atualmente, ele está lotado no Museu da Imagem e do Som (MIS-PA), onde está há cerca de dez anos.

SEDAP

O protocolista Rosivaldo Vasconcelos de Souza é o Servidor Nota 10 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Eleito pelos colegas de trabalho, por grande maioria de votos, Rosivaldo concorreu com outros 10 servidores inscritos. Há 29 anos atuando como servidor público na Sedap, Rosivaldo começou como braçal e hoje trabalha no protocolo da secretaria, onde se destaca pelo bom atendimento e dedicação ao trabalho.

SEDOP

O servidor concursado no cargo de assistente administrativo da extinta Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (SEDURB), Nilton Sérgio Martins Carvalho, 35 anos tem formação superior em licenciatura plena em física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele está lotado na Diretoria Administrativa Financeira (DAF).

SEDUC

Pela Secretaria de Estado de Educação do Pará, a servidora eleita foi a Agente de Portaria, Joana Dias Ferreira, lotada há 7 anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Madre Celeste, em Ananindeua. Joana completou 32 anos de trabalho com a Seduc no dia 14 de outubro. 

SEEL

Sueli Nascimento, 49, é funcionária do Estado do Pará há 20 anos, e desde 2008 está como servidora efetiva, na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), na função de assistente administrativo, cargo que sempre atuou ao longo dos últimos anos. 

SEFA

Mauro Gama Tobias é contador, administrador e economista. Lotado na Coordenação de Assuntos Estratégicos da Secretaria da Fazenda, trabalha na Sefa há 18 anos e é servidor público há 30 anos. Começou a trabalhar na Secretaria de Administração, em 1986, exercendo a função de administrador. Atuou ainda na extinta Superintendência Nacional de Abastecimento, Sunab e na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, Seicom. Em 1997 foi transferido para a Sefa, onde passou a atuar no programa de modernização da administração tributária.

SEGUP

O indicado da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social é o porteiro Cleobaldo Lima de Azevedo, de 63 anos. O servidor trabalha na portaria da instituição há 15 anos. Ele foi indicado ao Prêmio Servidor Nota 10 pelo departamento de Recursos Humanos da Segup.

SEJUDH

A indicada ao prêmio, representando a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-PA), é Lucienne Karla Josino da Costa Arnaud, que desde 2008 exerce o cargo de Assistente Administrativo na Gerência de Gestão de Pessoas (GGP).   

SEMAS

A escolhida foi a Assistente Administrativo, Thais Oliveira. Ela é paraense, tem 26 anos, é estudante do curso de Gestão Pública da UFPA.

SEPLAN

Haroldo Antonio Costa Brabo de Carvalho, 64 anos, dos quais 43 dedicados ao serviço público foi eleito o Servidor da Seplan. Assessor técnico da Diretoria de Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento, com muita experiência na área, o servidor ocupou vários cargos na administração pública, entre os quais Oficial de Gabinete da Liderança do Governo e Secretário da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado; Assessor Chefe de Planejamento do Gabinete do Governador; Coordenador do Núcleo Setorial de Planejamento da Governadoria do Estado; Assessor Especial I e II da Governadoria do Estado; Assessor Administrativo do Banco do Cidadão, tendo retornado à Seplan em 2007.

SESPA

Quem vai representar a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é a agente de portaria Ana Cidamaia Souza Batista que trabalha há 26 anos na Secretaria. Atualmente está lotada na Divisão de Controle de Cargos, vinculada à Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGTES).

SETRAN

João Domingos Vieira da Silva, 67 anos, dos quais 45 dedicados ao funcionalismo estadual, integra o quadro de  motoristas da Diretoria TécnicaSecretaria de Transportes (Setran) o escolhido servidor nota 10 da Secretaria de Transportes. Hoje compõe o quadro de Motoristas da Diretoria Técnica da Setran.

SUSIPE

A Servidora nota 10 da Susipe é a Diomar Pereira Lima, 65 anos. Ela é agente prisional há mais de 30 anos. Atualmente trabalha no Centro de Recuperação Feminino.

UEPA

Há  42 anos servidora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Odinéia Rodrigues da Rocha, 65, foi indicada a representar a Uepa no Concurso.  Odinéia  gerencia o setor de almoxarifado do campus de Educação Física, localizado na avenida João Paulo II, em Belém. Antes de ser alocada no almoxarifado, a servidora já trabalhou como auxiliar de serviços gerais e telefonista na Universidade.

VICE-GOVERNADORIA

Servidora do Governo do Estado há 30 anos, Rosângela Conceição começou a trabalhar no governo Estado no ano de 1985, aos 32 anos de idade por meio de uma carta de recomendação, e de imediato foi efetivada na antiga FIBESPE. De lá, trabalhou no gabinete da Secretaria de Ação Social; na Secretaria de Proteção Social; Secretaria de Cultura e há oito anos está lotada na Vice-Governadoria.