Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Baixo Amazonas encerra campanha de outubro rosa com 'Dia de Diva'

Por Weldon Luciano (HRBA)
30/10/2024 20h14

Corte de cabelo, massagem relaxante, design de sobrancelhas, maquiagem e limpeza de pele. Assim foi o dia de usuários e pacientes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. O projeto que já é tradição na unidade ganhou mais uma edição, desta vez para contemplar o encerramento da campanha Outubro Rosa. Tocando sucessos da Música Popular Brasileira e da Música Popular Paraense, a Banda do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC) esteve presente animando ainda mais a programação. 

Laudir Barros, de 61 anos, participou da ação. Paciente oncológica há 5 anos, enfrentou um tratamento contra o câncer de intestino. Passou por cirurgia, quimioterapia e atualmente realiza acompanhamento na unidade. Integrante do Grupo Mulheres Vitoriosas, ela veio ao HRBA para fazer uma consulta e acabou sendo beneficiada com uma limpeza de pele.  

“Para mim foi excelente a ação que o HRBA nos proporcionou e momentos como esses são fundamentais, levantam a autoestima. Que a conscientização esteja presente não só em outubro, como em outros meses ao longo do ano e que a campanha multiplique cada vez mais as informações necessárias paras que as mulheres possam cuidar da saúde”, ressalta a paciente.  

Os atendimentos foram realizados em parceria com voluntários. A maior parte deles é de profissionais da beleza e estética que aceitaram o convite do HRBA para esta ação. Atuando como voluntária, a biomédica Elinéia Ribeiro foi uma das profissionais que tornaram possível a atividade. 

Para a profissional da saúde, através da pele é possível detectar indicativos de algumas doenças, sendo necessário cuidados constantes. Além de procedimentos estéticos, foi a oportunidade de promover o amor ao próximo. “Foi o momento de fazer a limpeza da pele, mas foi um momento também de conversar, de orientar sobre cuidados com a pele no dia a dia. Durante os procedimentos foi possível trocar experiências, sendo um momento para sermos empáticos, para promover saúde e acolhimento para os pacientes”, destaca Elinéia. 

Outubro Rosa

É um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de promover esclarecimentos sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Ao longo do mês de outubro, uma vasta programação foi dedicada a oferecer orientações para colaboradores, pacientes, acompanhantes e comunidade em geral. Contou com a realização de palestras, depoimentos inspiradores e ações de sensibilização no HRBA. 

“Estamos encerrando nosso mês de outubro com muita alegria com todas as programações que tivemos, com o engajamento de toda nossa equipe e a participação dos nossos pacientes e usuários. O Dia de Diva já é uma programação que faz parte das ações e com muita satisfação vamos obtendo muitos resultados e com o Outubro Rosa não foi diferente. Mais uma programação que a gente consegue executar com sucesso no propósito de promover saúde e qualidade de vida”, conclui Matheus Coutinho, diretor-geral do HRBA. 

O HRBA está habilitado como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) conforme o Ministério da Saúde, que deve prestar assistência abrangente, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento deste, independentemente da natureza do estabelecimento de saúde pública ou privada.

A assistência especializada abrange sete modalidades integradas: diagnóstico, tratamento oncológico, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos. 

Serviço - O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios da região, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade, pertencente ao Governo do Pará, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, 1.100, bairro Diamantino, em Santarém.