Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Igreja de Santo Alexandre recebe sarau em homenagem a Altino Pimenta

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/10/2015 13h05

A igreja de Santo Alexandre recebeu, na noite desta terça-feira, 27, o projeto Sarauparauara, fruto de uma parceria entre a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), via Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), que homenageou o maestro Altino Pimenta. 

Esta foi a segunda apresentação do projeto, que é coordenado pelos professores Luiz Pardal e Celso Gomes. A primeira edição trouxe composições de Pardal. Já a escolha pelo repertório do maestro paraense foi elaborada com o apoio da soprano Dione Colares, a partir da visita ao acervo de obras do compositor, salvaguardadas no Museu da Imagem e do Som (MIS). “Queremos poder tocar a alma desse que foi o nosso mentor musical, nosso guru. Muitos músicos e cantores beberam nessa fonte. Esse sarau, é antes de tudo, uma forma de valorizar a cultura paraense e prestar uma justa homenagem”, avalia Luiz Pardal.

Além da apresentação musical que trouxe os grandes sucessos do maestro, como "Canção da chuva", "Vela morena" e "Prelúdio para uma árvore caída", entre outros, o público pôde conferir uma projeção com várias apresentações do músico e uma mostra de objetos pessoais, com partituras, fotografias e condecorações qe fazem parte do acervo da família de Altino Pimenta e estão em processo de doação para o MIS.

Entre os apreciadores do trabalho de Altino que foram à Igreja de Santa Alexandre estava a fisioterapeuta Marina Ribeiro da Silva. “Conheço as músicas dele e o admiro muito. A iniciativa de promover esse sarau é uma ótima ideia para incentivar o público a conhecer e valorizar a música paraense”, diz.

O projeto Sarauparauara visa a realização de encontros em forma de sarau para o desenvolvimento de atividades musicais de câmera, com o objetivo de possibilitar aos participantes - alunos, professores, músicos e o público em geral - conhecer parte do repertório musical parauara por meio da execução e apreciação musical. As apresentações são realizadas nas dependências dos espaços que integram o Sistema Integrado de Museus, da Secult, com o objetivo de preservar a memória musical da Amazônia. A próxima apresentação será em dezembro.