Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GERAÇÃO DE RENDA

Cosanpa investe em capacitações e realiza certificações por todo o Pará

De janeiro a setembro deste ano, a Assessoria de Programas Sociais da Companhia já realizou cerca de 289 certificações em diversos cursos

Por Luana Taveira (SEASTER)
30/10/2024 16h19

Cuidar das pessoas, sobretudo, poder oferecer mais ferramentas que possam potencializar a capacidade de cada uma envolvida nas ações, é uma das missões que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) executa e incentiva de forma benéfica, por meio de cursos ofertados nos municípios de Belém, Castanhal, Alenquer, Oriximiná e Alter do Chão, todos esses com obras de melhorias em andamento.

No período de janeiro a setembro deste ano, a Assessoria de Programas Sociais da Companhia já realizou cerca de 289 certificações, com diversos cursos, entre eles o de manicure e pedicure, maquiagem, estética, produção de doces, garçom, extensão de cílios, acompanhante de idoso, atendente de farmácia e pintura de tecido com bordado em fitas.

“O meu trabalho de pinturas em tecido iniciou após um curso ofertado pela Cosanpa e  já estou finalizando mais toalhas. Fico agradecida com a oportunidade, pois com esse curso de capacitação posso gerar renda e ajudar o meu esposo em casa”, disse Lidiane Deise.

No último curso realizado pela Companhia, cerca de 20 pessoas foram certificadas no curso de biojoias, ação essa voltada para familiares de crianças em tratamento do câncer, em uma instituição localizada no bairro do Castanheira, em Belém. 

“Eu ainda não tinha feito um curso assim, igual a esse, só que eu tenho paixão por cozinha, gosto muito de cozinhar, só que é sempre bom fazer coisas novas. E essas peças que fiz, eu gostei, na verdade, amei, além do que esse tipo de atividade muda a nossa rotina, traz algo de bom e podemos fazer para ter uma renda extra”, relatou Cristiane Rodrigues.

“Esse é um trabalho que a gente busca fazer para alcançar as pessoas que realmente precisam dessas ações, pessoas que estão em situações de vulnerabilidade, muitas vezes, situações de falta de renda. E a gente consegue, com as nossas atividades, principalmente com os cursos, levar a eles uma esperança, uma oportunidade de abrir uma porta que pode de repente mudar a realidade daquela pessoa. Dar condições de ter uma vida digna, de prover o sustento da sua família”, comentou Thaís Freitas, coordenadora de Articulações Comunitárias da Assessoria de Programas Sociais. 

De forma contínua, a Cosanpa atua com o seu planejamento para a realização de novos cursos, priorizando sempre o aperfeiçoamento por meio de  atividades que impulsionam o ingresso da população ao mercado de trabalho. Além de cursos, as ações envolvem ainda, palestras de conscientização e informativas em escolas, centros de referência social e igrejas. A programação traçada pelo setor responsável, conta também com as visitas guiadas no Complexo Bolonha, em que os participantes podem entender melhor como funciona o sistema de abastecimento.  

“Trabalhamos de forma incansável não apenas na prestação de um serviço com mais qualidade, que é o de fornecer água à população, mas também, buscamos incansavelmente poder proporcionar bem-estar e fomentar oportunidades, para que todos possam ter a sua fonte de renda”, enfatizou José Fernando de Mendonça Gomes Jr., Presidente da Cosanpa. 

Obras em andamento - No Baixo Amazonas , todas as obras estão sendo executadas com investimentos oriundos dos governos federal e estadual. Com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025, o sistema de abastecimento de água em Alenquer beneficiará 28 mil pessoas. Além dos sistemas de abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em Alter do Chão e a ampliação do sistema de Oriximiná, ambos alcançarão mais de 49 mil pessoas, assegurando mais bem-estar a todos.  

Em Belém, está sendo feita a ampliação dos sistemas referentes ao 10º setor, que abrange os bairros da Maracangalha, Barreiro, conjuntos Promorar, Providência, Miramar, CDP, Paraíso dos Pássaros, Miramar, além da Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) Una, que beneficiará mais de 90 mil pessoas da capital, com a capacidade  em tratar 475 litros de esgoto por segundo.

O complexo Bolonha recebeu o investimento de R$ 22 milhões, injetados em maquinário para que a ampliação dos serviços seja cada vez mais efetiva, viabilizando de forma acertada o acesso ao serviço para mais de 1 milhão de pessoas, que residem na Região Metropolitana de Belém.

No nordeste do Pará, em Castanhal, cerca de R$ 120 milhões já foram investidos na construção de novos sistemas de abastecimento de água. Desde 2023, o governo do Estado realizou a entrega de três novos setores de abastecimento para o município. A conclusão das obras vai beneficiar mais de 120 mil habitantes da região.