Pronto Socorro do Estado encerra 'Outubro Rosa' com palestra sobre prevenção ao câncer de mama
Pacientes, acompanhantes e funcionários participaram da programação que priorizou informação e o autocuidado
Sensibilizar e informar sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero foi o objetivo da programação alusiva à campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção das doenças, iniciada no início deste mês, no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, e finalizada na manhã desta sexta-feira (25). A palestra abordou o tema da campanha “Vem te Cuidar”, destinada a pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento na recepção do Pronto Atendimento Adulto do PS estadual.
Na palestra, o enfermeiro da UTI Adulto, Wellington Lopes, orientou sobre sinais do câncer e cuidados preventivos, destacando a importância do autoexame das mamas, com o uso de “mamas didáticas”, para melhor entendimento do público. O profissional disse que “o toque é importante para verificação de indício da doença que, quando descoberta no início, são grandes as chances de cura”.
A respeito do câncer de útero, para facilitar o entendimento, o palestrante utilizou uma pera, representando o órgão reprodutivo feminino, ampliando a interação com os presentes.
Perguntas - Priscila Sousa, 19 anos, moradora do bairro do Coqueiro, perguntou sobre mitos e verdades destacados pelo enfermeiro a respeito da doença. Segundo ela, a palestra foi útil e serviu de alerta para o autocuidado e a disseminação de informações fora do hospital.
“Ouvi tudo como alerta para eu me cuidar, e também para informar quem vive perto de mim, para que se cuidem também. Posso não estar doente, mas pode ter alguém do meu lado com sintomas, e que nem sabe. Como o palestrante falou, o que recebemos de informação aqui vai ser útil para outras pessoas que podem relatar algum sintoma, e eu vou lembrar do que ouvi e vou orientar a procurar um médico. Nesse sentido, informação pode salvar vidas”, destacou Priscila.
Mamografia - O tema da campanha “Vem te cuidar” foi abordado também na ministração para colaboradores por profissionais da área técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no dia 18, onde foi destacada a importância do autoexame das mamas e dos cuidados preventivos com a saúde da mulher. Na ocasião, foi enfatizada a necessidade do exame de mamografia para a detecção precoce do câncer de mama, e feitos encaminhamentos para realização do exame para as colaboradoras.
Segundo Juliana da Cunha Diogo, que trabalha na área de Faturamento do PS, as ações do "Outubro Rosa" enfatizaram o cuidado com a mulher, não só com autoestima e beleza, mas também com o cuidado referente a tratamento de saúde. “Para nós, que trabalhamos em um hospital, é importante falarmos sobre saúde. Autocuidado é a atenção que nós precisamos ter não só com a aparência, mas com o interno, priorizando o cuidado com a saúde, que é muito mais que aquilo que olham e enxergam”, disse ainda Juliana Diogo.
Informação - Além das palestras, o Grupo de Trabalho de Humanização Hospitalar expôs painéis informativos sobre a doenças e promoveu uma manhã de beleza com sessão de maquiagem e autocuidado para funcionárias; iluminou a fachada na cor rosa; distribuiu laços na cor temática, e batons e brincos para profissionais, pacientes e acompanhantes.
De acordo com o presidente do Grupo de Trabalho e Humanização, Aristônico Rodrigues, “a ampla programação alusiva ao Outubro Rosa no PSRM procurou alertar, reforçar e incentivar pacientes, acompanhantes e funcionários a respeito da prevenção. "Queremos que cada pessoa impactada com as nossas ações lembrem que é necessário que todos adotem hábitos de autoavaliação e realização de exames periódicos para prevenção dessas doenças. O ato de se cuidar, de levar a sério a prevenção, garante que vidas sejam salvas. Foi isso que falamos durante toda a campanha no hospital, e é o que deixamos de mensagem para todos: continuem se cuidando todos os meses, todos os dias”, reforçou o presidente.
Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo funciona em regime de plantão 24h. A unidade de saúde, localizada na Avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Verde, é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Joelza Silva - Ascom/PSRM