Seju realiza evento em alusão ao Outubro Rosa e incentiva atenção integral para a saúde da mulher
A programação incluiu palestra com profissionais de saúde, encaminhamentos para exames médicos e exposição de feira de artesanato
Programação incluiu demonstração de produtos de belezaO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou nesta sexta-feira, 25, em Belém, evento alusivo à campanha nacional do Outubro Rosa, dedicada à prevenção aos cânceres de mama e colo do útero. A programação incluiu palestra com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), encaminhamentos para realização de exame, demonstração de produtos de beleza e exposição de feira de artesanato.
Ouvidora de Justiça, Cimara Vidal, agradece a participação do público da SejuA ouvidora de Justiça, Cimara Vidal, recebeu o público e agradeceu a participação de servidoras e usuárias no evento. "É um momento muito importante para falar de saúde, especialmente para nós, mulheres, e a Secretaria de Justiça não poderia deixar de incentivar essa campanha e colaborar para o bem-estar do nosso público", afirma.
Secretário adjunto de Justiça, Raimundo FelizO secretário adjunto de Justiça, Raimundo Feliz, destacou a importância das parcerias institucionais para conscientizar sobre a prevenção e os riscos dos cânceres de mama e do colo do útero, especialmente na atenção ao diagnóstico precoce. "Na minha família houve uma parente que descobriu nódulo em uma brincadeira, sem qualquer suspeita. Mas ligou o alerta e, dias depois, ela estava se preparando para uma cirurgia. Deu tudo certo e conseguiu se curar. Por isso é fundamental ter atenção aos sinais do corpo", reforçando que os homens também precisam incentivar a prevenção contra esse tipo de doença.
Olhar integral - A coordenadora estadual de Atenção Oncológica, Patrícia Santos Martins, falou ao público sobre fatores de risco para o câncer de mama, sinais e sintomas, exames médicos indicados e formas de tratamento, destacando atenção também para outros indícios de problemas em qualquer aspecto da saúde. "É justamente para a mulher conseguir ter esse olhar integral para o seu corpo, para como ela está se sentindo, se tem algumas alterações, e para ela voltar esse cuidado para si", explica.
Coordenadora estadual de Atenção Oncológica, Patrícia Santos MartinsMaria Santana Cardoso, de 58 anos, acompanhou uma amiga na emissão da carteira de identidade na Seju e ficou surpresa com o evento. Mesmo já familiarizada com a campanha do Outubro Rosa, disse que aprendeu novas informações com a programação no espaço. "Por exemplo, tem coisas que vou falar para minhas sobrinhas mais jovens, sinais no corpo, exames para se prevenir e outras coisas. É muito importante conversar sobre isso".