Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Galileu é referência em Qualidade e Segurança do Paciente para instituições de ensino e de pesquisa

Alunos de curso de pós-graduação da UFPA conhecem a prática da assistência de qualidade ofertada pelo HPEG aos seus usuários

Por Ascom (Ascom)
25/10/2024 13h43

Ao longo dos últimos anos, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na Grande Belém, é uma vitrine do Governo do Estado quando o assunto é eficácia na Qualidade e na Segurança dos Pacientes. Diversas instituições públicas e privadas e outras unidades de saúde nacionais e internacionais procuram o HPEG para conhecer seus serviços e os processos de gestão que resultam na satisfação de quase 100% dos seus usuários. Neste mês de outubro, foi a vez dos alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Pará. 

Os estudantes da especialização de Gestão de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente puderam conhecer as instalações da unidade, entender os mapas de processo e o modelo de gestão eficiente aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A visita foi um benchmarking* de uma turma multi, composta de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e de outros profissionais de diversas áreas de saúde, que puderam fazer uma análise das melhores práticas usadas na instituição para serem replicadas.

“Esses alunos atuam em diversas instituições, principalmente, públicas. A intenção da visita técnica foi conhecer uma instituição administrada por uma OS (Organização Social) e por ser um hospital conceituado que se destaca por premiações e que mantém uma cultura de segurança, e por isso, a gente quis ter essa vivência”, disse a coordenadora do curso Danielle Saraiva. Ela destaca que durante a visita, os alunos destacaram como o diferencial do HPEG, a organização e o quanto ela impacta nos processos. “Ela é essencial para que as ações possam ocorrer com maior fluidez, e principalmente, que essa organização mantenha uma fidedignidade normas e rotinas para que não possa ocorrer eventos”, destacou. 

Aprendizado - A aluna Ana Carolina observou que, para ela, a visita técnica proporcionou um entendimento mais amplo das práticas adotadas no hospital e da importância da integração entre as diferentes áreas de atuação. “Foi possível observar a presença de uma organização sólida, com comunicação efetiva entre as equipes, destacando o cumprimento com a excelência na prestação dos serviços ofertados no Galileu, assim fortalecendo o cuidado centrado no paciente e a eficiência dos processos. A experiência contribuiu para o meu crescimento profissional, reforçando a importância das práticas seguras e humanizadas na área da saúde”, frisou 

Kath Bastos da Silva, também aluna da especialização, destaca a organização vista na unidade. “Fiquei impressionada com a portaria. Tudo funciona de uma maneira organizada, com processos definidos e um respeito aos protocolos. Os profissionais são super solícitos. A equipe é integrada e colaborativa, trabalhando em sintonia. O ambiente é bem sinalizado, o que facilita a locomoção dos usuários pela unidade, e o mais incrível é que o atendimento é totalmente pelo SUS. Saí com uma visão nova”, finalizou. 

Benefícios - Para a unidade, o reconhecimento é, sem dúvida, uma satisfação para os colaboradores. “Temos como cultura organizacional a multiplicação de boas práticas e o compromisso em melhorar a saúde populacional, especialmente do SUS. E o benchmarking é uma das ferramentas para a realização destes nossos objetivos. Para nós, receber no HPEG a equipe de nossa renomada UFPA, representou uma honra. Estamos muito gratos por termos sido escolhidos”, agradeceu Paula Narjara, gerente de Qualidade e Segurança do Paciente Institucional. 

Referência -  Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, o Hospital Galileu, administrado pelo Instituto de Saúde e Social e Ambiental da Amazônia- ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), este ano foi recertificado ONA nível 3, Acreditado com Excelência. A certificação avaliou os critérios de segurança, de gestão integrada dos processos e excelência em administração.

“Está entre as melhores organizações de saúde pública do Brasil, é uma honra para nós do Galileu. Recebemos equipes de outras unidades fora do Brasil e também de outros estados que acreditam que a unidade do Governo do Pará é uma referência na assistência, serviço e sobretudo, na satisfação do nosso usuário, que está no centro de nosso trabalho”, ponderou Liliam Gomes, diretora executiva do HPEG.

Perfil - A unidade, localizada na avenida Mário Covas, 2553, realiza na especialidade de ortopedia, cirurgias de fraturas de baixa e média complexidade, exceto fraturas de fêmur, quadril, coluna e próteses. São realizados no HPGE também, procedimentos de fratura diafisária da tíbia, fratura distal do antebraço e mão, osteomielite crônica e aguda. 

O Hospital com 104 leitos de internação, mantém, ainda, o serviço de Reconstrução e Alongamento Ósseo, cirurgias de traqueia e urológica, como hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata.

*Benchmarking: estratégia que busca otimizar o desempenho de uma empresa a partir da análise das melhores práticas do mercado em que ela está inserida [N.E.]

Texto: Roberta Paraense