Hospital de Clínicas Gaspar Vianna encerra a V Jornada de Pesquisa com foco nos impactos ambientais na saúde pública
Foram três dias de fomento à pesquisa, com pré-jornada aberta ao público, palestras, mesas redondas, premiação e homenagens
Nesta quinta-feira, 24, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, encerrou a V Jornada de Pesquisa Gaspar Vianna e a II Jornada de Qualificação de Projetos do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia. O evento, promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da instituição, teve como tema central os "Impactos das Mudanças Ambientais na Saúde Pública", destacando a interseção entre as questões ambientais e os desafios enfrentados pela saúde pública.
Fomento científico - Por ser uma instituição certificada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como hospital de ensino desde 2013, o fomento à pesquisa científica é uma prática constante na Fundação. O evento é uma oportunidade para integrar a produção científica do hospital com as demandas atuais da sociedade.
Sônia Pinto, assessora técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa, destacou a relevância das discussões. "A quinta edição é parte importante das discussões sobre pesquisa em saúde, principalmente os impactos ambientais. Não podemos estar alheios a essa questão, e por isso trazemos uma especialista, a doutora Maria da Conceição, do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal, para tratar sobre o tema", afirmou.
Além disso, Sônia ressaltou a importância do evento para a democratização do conhecimento científico, por meio da participação em iniciativas de ciência aberta e da homenagem a pesquisadores da Amazônia, como o doutor Alexandre da Costa Linhares e o doutor José Augusto Acácio (in memoriam).
Já a médica Maria da Conceição Nascimento Pinheiro, palestrante convidada pela organização do evento, enfatizou a importância de abordar os principais fatores que contribuem para as mudanças ambientais e seus efeitos na saúde pública.
Segundo ela, o Brasil carece de políticas específicas para enfrentar esses desafios, e discutir o tema em eventos como a jornada é um passo fundamental.
"Não temos políticas específicas para enfrentar problemas ambientais, e o que existe foi implementado ao longo do tempo, conforme surgem as necessidades", afirmou, ressaltando a relevância da troca de conhecimentos com os participantes da Jornada.
A nutricionista Ana Paula Mota, trainee no HC, participou pela primeira vez do evento e destacou a experiência enriquecedora. "Ouvindo as palestras e vendo os trabalhos apresentados estou adquirindo mais conhecimento. Cada vivência compartilhada é extremamente valiosa para a minha formação", comentou.
Homenagem e reconhecimento – Na abertura da V Jornada de Pesquisa Gaspar Vianna, o médico e pesquisador Alexandre da Costa Linhares foi homenageado por suas contribuições na ciência e pesquisas em prol da saúde pública. Na ocasião, ele expressou sua gratidão. “Esse reconhecimento me estimula profundamente. O tema escolhido para esta jornada, ‘os impactos das mudanças ambientais na saúde pública’, é extremamente relevante e desafiante. Felicito os organizadores por abordarem esse tema com uma perspectiva que integra saúde humana, animal e meio ambiente”, declarou.
O cientista trabalhou por 50 anos no Instituto Evandro Chagas (IEC), onde um de seus principais legados foi a implementação da pesquisa clínica. Na década de 1970, Alexandre Linhares foi pioneiro na descoberta da circulação do Rotavírus no Brasil. Posteriormente, ele coordenou estudos clínicos da doença com a participação de milhares de voluntários, o que foi fundamental para a inclusão da vacina contra o patógeno no calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde em 2006.
Saúde na Amazônia – O último dia de evento contou com uma mesa redonda sobre Saúde Mental na Amazônia, que trouxe discussões essenciais para a região. Em seguida, aconteceu a premiação dos trabalhos apresentados ao longo da jornada.
Premiação — A jornada é uma oportunidade importante para que jovens pesquisadores possam divulgar suas pesquisas.
João Malthus, 20 anos, estudante do terceiro semestre de Nutrição na Universidade Federal do Pará (UFPA), conquistou o segundo lugar na Jornada de Pesquisa Gaspar Vianna com seu estudo sobre “Displasia e Insuficiência Mitral em Pacientes na UTI Pediátrica”. A pesquisa, inovadora no campo da nutrição clínica pediátrica, aborda complicações cardíacas em crianças internadas em terapia intensiva e o impacto da nutrição no tratamento dessas condições.
João expressou sua felicidade pela premiação e pelo reconhecimento do seu trabalho. "É muito gratificante receber um prêmio! É um reconhecimento pelo esforço, pelo trabalho. Às vezes a gente pensa que não tá sendo recompensado de fato. E até agora não caiu minha ficha que ganhei um tablet. Além disso, eu acho que vai demorar um pouco para cair porque às vezes a gente pensa que não está conseguindo aquilo que a gente quer, que não está alcançando os nossos objetivos e isso veio para me mostrar que eu estou no caminho certo", comemorou.
Ele acredita que essa conquista é uma motivação para continuar sua trajetória acadêmica, consolidando-se na pesquisa científica e contribuindo para o avanço da saúde pediátrica no Brasil.
Outros participantes da jornada também se destacaram e compartilharam suas experiências de superação e trabalho em equipe, como as nutricionistas Tília Monteiro e Lorena Santos, que conquistaram o primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo. O trabalho vencedor é sobre a “Associação entre o Estado Nutricional e a presença de comorbidades e o consumo de alimentos ultraprocessados de mães de crianças cardiopatas.”
Ao comentar sua vitória, Tília disse que se sente grata às pessoas que a apoiaram. "É um sentimento muito gratificante a Deus, às pessoas que contribuíram, que me apoiam. Cada vez mais que a gente é premiado, a gente vê que Deus está honrando a gente", comentou a profissional.
Já Lorena Santos, que competiu ao lado de Tília, enfatizou a importância do trabalho em equipe. "A união de todo mundo faz a diferença e faz a gente trazer esse prêmio. Não é só meu nem da Tília, é de toda uma equipe", pontuou.
O evento foi concluído com a II Jornada de Qualificação de Projetos do Programa de Pós-graduação, reafirmando o compromisso do HC com a pesquisa e a capacitação de novos profissionais.
Texto: Kelly Barros (Ascom HC)