Cosanpa intensifica ações para redução de perdas por vazamentos de água, em Santarém
Companhia atuou em mais de 1.100 serviços na rede no município, em 2024
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 30% da água tratada em sistemas de abastecimento não chega ao destino final, devido a vazamentos na rede. Entre as causas mais comuns para a ocorrência do problema estão: a execução de obras em áreas próximas de tubulações; tráfego de veículos; ligações irregulares; e o tempo de existência da rede.
Para os usuários dos sistemas de abastecimento de água, um vazamento na rede pode ocasionar baixa pressão do fluxo de água nas residências ou até mesmo a falta total do recurso. Para reduzir impactos como esses, a Companhia de Saneamento do Pará (Consanpa) intensificou os trabalhos para identificar e retirar os vazamentos nos sistemas de abastecimento de água no município de Santarém, no oeste paraense.
Desde o início de 2024, foram mais de 1.100 serviços realizados que resultaram em maior estabilidade do fornecimento de água no município. “Temos trabalhado intensamente na investigação e retirada de vazamentos nas redes e adutoras. Até setembro deste ano, alcançamos a marca de 1.119 serviços. Um número importante que representa menos perdas e mais água chegando às residências dos clientes da Cosanpa em Santarém”, explicou o engenheiro sanitarista, Carlos Pedroso.
Para alcançar a marca atual, Carlos destaca o uso de diferentes técnicas de investigação e monitoramento da rede de abastecimento de água do município, além da colaboração da população no repasse de informações sobre vazamentos ou baixa pressão. “Quando o vazamento é visível, conseguimos resolver o problema rapidamente. Em outros casos, a população é um aliado no envio de informações como local, horário e tempo da ocorrência, além de outros dados utilizados na investigação”, complementa Carlos.
Além da retirada de vazamentos, a Cosanpa registrou mais de 230 desobstruções nas redes de esgoto e mais 3.800 serviços relacionados ao cadastro de clientes, reformas de ramal, verificação de falta de água, em Santarém.
Canais - A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) disponibiliza três canais de atendimento para que clientes possam informar vazamento e acessar outros serviços: 0800 0195 195 (Ligações), WhatsApp (91) 31227194, ou chat online em www.cosanpa.pa.gov.br. Após o registro da ocorrência, a situação é repassada às equipes técnicas para verificação e realização do reparo.
Texto: Meliny Campos-Ascom/Cosanpa