Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup coordena ações de segurança no 42º Festival do Abacaxi em Barcarena

Festival com atrações nacionais, deve receber mais de 100 mil pessoas

Por Walena Lopes (SEGUP)
24/10/2024 12h49

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) coordena as ações de segurança que serão desenvolvidas durante o “42º Festival do Abacaxi”, realizado no município de Barcarena, na região metropolitana de Belém.

De acordo com a Segup, Barcarena recebe o reforço de 180 agentes que atuarão nas ações ostensivas e preventivas, que contarão com o monitoramento 24h, das câmeras de segurança pelo Centro Integrado de Comando e Controle  Móvel, instalado na frente do Eco Parque Cafezal, onde será realizado o evento. 

Essa é uma das mais tradicionais festividades realizadas no Pará, e tem a expectativa de público total de 105 mil pessoas durante os três dias de evento, que inicia nesta sexta-feira, 25, e finaliza no domingo, 27.

Este ano o evento contará ainda com atrações nacionais, como o cantor Natanzinho, Simone Mendes, Murilo Huff, Viviane Batidão, entre outros. 

“Estaremos com nossas equipes de agentes integrados, reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado próximo ao local onde acontecerá o evento, de lá, vamos monitorar todas as áreas de acesso ao festival. Além disso, nossos agentes estarão realizando as rondas no local e no entorno do Festival para que todos possam aproveitar a festividade com tranquilidade, neste que é um dos mais tradicionais eventos que acontece no nosso estado e que demanda uma estratégia de segurança, para garantir a ordem e a paz social, nos dias do evento”, falou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, em exercício, Luciano de Oliveira.

O evento mobiliza um reforço de mais de 90 Policiais Militares, além de 14 viaturas que irão atuar nas ações que serão desencadeadas pelo 14ª Batalhão de Polícia Militar que atende a região de Barcarena.  

Atividades - Serão desenvolvidas ações de prevenção e ostensividade, com objetivo de evitar delitos e ações criminosas, com rondas permanente e monitoramento das câmeras da Segup, instaladas na área onde acontece a festividade. As ações serão intensificadas nas proximidades do evento e adjacências, além de garantir a ordem pública e a manutenção da paz na região.

Integração - O Festival do Abacaxi reúne, esse ano,  os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado, sendo eles: as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e também os órgãos municipais de Barcarena.