Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Campanha do "Outubro Rosa" na Usina da Paz Marituba oferece atendimentos de saúde às mulheres

Dezenas de mulheres foram atendidas em diversas especialidades como: clínica médica, nutricionista e odontologista, triagem de enfermagem, vacinação, regulação, além de encaminhamentos para exames de mamografia e preventivo de colo do útero

Por Chrystian Machado (SEAC)
23/10/2024 16h19

A Usina da Paz Antonia Corrêa, localizada em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, realizou, nesta quarta-feira, 23, uma ação gratuita de saúde alusiva ao "Outubro Rosa". A iniciativa faz parte da campanha nacional de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero.

O evento é destinado a alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e cuidados com a saúde atendeu dezenas de mulheres em diversas especialidades, entre elas: atendimentos de clínica médica, nutricionista e odontologista, triagem de enfermagem, vacinação, regulação, além de encaminhamentos para exames de mamografia e PCCU (preventivo de colo do útero).

A dona de casa Maria Santana Martins, de 62 anos, foi uma das mulheres beneficiadas com os atendimentos de saúde. Ela parabenizou o atendimento e a organização do complexo. "Eu fiz uma consulta com o médico clínico geral e peguei um encaminhamento para o médico cardiologista. Estou muito satisfeita, pois estava precisando muito desse serviço, obrigada", disse.

Números - Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o câncer de mama e o câncer de colo do útero são os tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil, com cerca de 66 mil e 16 mil novos casos diagnosticados anualmente, respectivamente. A prevenção é crucial e envolve a realização de mamografias e exames preventivos, além da vacinação contra o HPV. A participação das Usinas da Paz na campanha nacional reforça o compromisso do Governo do Pará com a promoção da saúde e do bem-estar da população.

Atendimentos - Segundo a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, cerca de 70% do público atendido nas Usinas da Paz é composto por mulheres.

"As Usinas da Paz estão de portas abertas para que todas as mulheres possam ter atendimentos de qualidade. As programações do Outubro Rosa são fundamentais para que todas nós possamos voltar as atenções para a nossa saúde e para a importância do autocuidado", destacou a titular da Seac.

As programações referentes ao Outubro Rosa nas Usinas da Paz seguem até o final do mês. Toda programação e cronogramas de ações podem ser conferidas no Instagram oficial @usinasdapaz.