Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Estado investe na macrodrenagem do Canal do Caraparu em Belém

Localizado na Bacia do Tucunduba, o canal proporcionará a melhoria do escoamento de água pluviais e evitará alagamentos no bairro do Guamá

Por Giovanna Abreu (SECOM)
23/10/2024 08h00

Mais de 25% das obras de macrodrenagem do Canal do Caraparu, no bairro do Guamá, em Belém, já foram concluídas. A obra, que faz parte de uma série de investimentos do Governo do Estado na Bacia do Tucunduba, proporcionará a melhoria do escoamento de águas pluviais e evitará o alagamento das vias públicas e das casas dos moradores da área.

"O Canal da Caraparu tem cerca de 900 metros de extensão e os serviços incluem a execução de drenagem e regularização, dando maior profundidade, recebendo maior volume de água, saneando todo o canal. Por consequência disso, também vamos urbanizar as vias laterais, garantindo pavimentação asfáltica, implantando a rede de drenagem e de saneamento. Isso tudo valoriza a comunidade e proporciona mais dignidade aos moradores da área", ressalta Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

O taxista Helivan Carlos, morador do bairro há 45 anos, ressalta o quanto essa obra era aguardada pela população do Guamá. “Já perdemos móveis, já tivemos que pisar várias vezes na água suja para sair de casa, expostos a sujeiras, doenças e outros riscos. Ver essa obra avançando traz muitas expectativas boas, sabemos que vai trazer mais dignidade e qualidade de vida”, conta.

Após a execução das fundações de pontes e passarelas, os serviços de escavação e retificação do canal com cravação de estacas de concreto, placas e estroncas, além de viga de coroamento, drenagens pluviais e atendimento à população com aterramento de quintais estão avançando. O Canal da Caraparu contará com 1.715,00 metros de rede de abastecimento de água; 4.126,00 metros de rede de esgotamento sanitário; 4.764,00 metros de rede de drenagem pluvial; além de estação elevatória de esgoto, quatro pontes, cinco passarelas, uma quadra poliesportiva, urbanização viária com praça, playground e academia ao ar-livre.

A dona de casa Waldineia Borges, moradora do Guamá desde que nasceu, celebra a novaWaldineia Borges, dona de casa realidade que seus filhos e netos vão crescer no bairro. “Estou muito feliz e satisfeita com todos os avanços que a obra no canal está trazendo e ainda trará para a população. Antes, as vias eram só buraco, alagadas, o que me prejudicou, inclusive em empregos, porque quando chovia e estava cheio eu nem conseguia sair de casa para trabalhar. Muitos governos tinham prometido melhorar, mas só a atual gestão está conseguindo avançar e transformar as nossas vidas”, diz.

Cledson Junior, serventeO operário Cledson Junior, que também é morador do Guamá, é um dos 100 colaboradores, diretos e indiretos, da obra. “Ao mesmo tempo que a gente contribui para um novo bairro e ajuda nessa construção tão aguardada, que trará tantos benefícios para a população, a gente também tem a oportunidade de trabalhar e melhorar de vida. A população daqui merece ter drenagem, saneamento, um local de lazer. Sinto orgulho em fazer parte disso e daqui a uns anos vou olhar e lembrar que ajudei a mudar essa realidade”, finaliza.

Macrodrenagem - O Estado beneficia mais de meio milhão de pessoas em Belém com obras em 17 canais. Desde 2019, o governo estadual já garantiu mais de R$ 1,6 bilhão para a requalificação dos canais, essenciais para prevenir inundações e alagamentos, o que contribui para maior qualidade de vida à população residente às margens desses espaços. Um benefício que abrange mais de 520 mil pessoas na capital paraense.