Alunos de Direito e Pedagogia conhecem trabalho socioeducativo realizado pela Fasepa
A programação integra a Semana Acadêmica Interdisciplinar, promovida pela Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará, localizada em Abaetetuba
Os estudantes ampliaram conhecimentos sobre a política de ressocialização de jovens em conflito com a leiConhecer as estratégias jurídicas e pedagógicas adotadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) na ressocialização de jovens em conflito com a lei foi o objetivo dos alunos dos cursos de Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará (Faete), localizada em Abaetetuba, nordeste paraense.
A visita monitorada à Fasepa, nesta terça-feira (22), fez parte da Semana Acadêmica Interdisciplinar, que ocorre entre os dias 21 e 23 de outubro, com o tema “Ressocialização do Adolescente em Conflito com a Lei: Aspectos Jurídicos, Pedagógicos e Religiosos". A programação visa fomentar um diálogo interdisciplinar, promovendo a integração entre os cursos de Direito e Pedagogia, e estimulando a troca de ideias que enriqueçam a formação acadêmica dos alunos.
Psicóloga Ana Pessoa: dinâmica para entender o trabalho nas unidadesA pedagoga da Fasepa, Eliana Maia, ressaltou a importância da pedagogia da presença nas unidades de atendimento socioeducativo, enfatizando como essa abordagem ajuda a criar um ambiente de aprendizado mais acolhedor.
A programação contou também com a psicóloga Ana Pessoa, que realizou uma dinâmica de integração com os acadêmicos, mostrando como o atendimento técnico é fundamental no apoio aos socioeducandos. Essa interação ajudou a unir os participantes e a entender melhor o trabalho realizado nas unidades.
Assessora da Fasepa, Anne Sousa, abordou direitos humanos na socioeducaçãoDireitos Humanos - Um dos destaques da programação foi a palestra “A Efetividade dos Direitos Humanos na Socioeducação”, ministrada pela advogada Anne Sousa, assessora da Fasepa. A palestra abordou questões cruciais sobre como os direitos humanos são aplicados e respeitados no contexto socioeducativo.
A assessora destacou ainda a relevância do encontro com os alunos da Faete, ressaltando que o objetivo foi apresentar a missão da Fasepa como responsável pela execução das medidas socioeducativas em meio fechado.
Segundo ela, “essa interação é fundamental para enriquecer o conhecimento acadêmico dos estudantes, pois proporciona uma compreensão mais profunda sobre o funcionamento e os desafios das práticas socioeducativas. Dessa forma, o encontro não só amplia a visão dos acadêmicos, mas também fortalece a conexão entre teoria e prática nesse importante campo de atuação”.
Coordenador Edson Rezende Júnior: sensibilidade e compromissoIntercâmbio - A troca de experiências é fundamental para que os alunos compreendam na prática como os direitos e deveres dos adolescentes são aplicados, e ainda as metodologias pedagógicas empregadas na ressocialização. A proposta é integrar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a realidade das instituições que atuam nesse campo.
Para o coordenador do curso de Direito da Faete, Edson Rezende Júnior, essa experiência será transformadora para os estudantes, permitindo uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados na área da justiça juvenil e a importância da educação na reintegração social. "A visita à Fasepa foi uma oportunidade para que os alunos se tornem profissionais mais preparados para atuar em um campo que exige sensibilidade e compromisso com os direitos humanos", frisou.
A expectativa é que os alunos, após a visita, tenham novas perspectivas e um entendimento mais profundo sobre o papel das instituições socioeducativas na sociedade.
Para a acadêmica de Direito Stefany Sena, participar desse momento foi muito gratificante e informativo. “Muitas vezes, nós não temos noção da importância que esses órgãos têm para a sociedade, para as pessoas que fazem parte desse sistema e, principalmente, pelas vidas que eles transformam. Conhecer a socioeducação está sendo muito grandioso”, afirmou Stefany.
Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa