Alunos de Design da Uepa produzem peças da exposição 'Tramas em Prece'
A fé em Nossa Senhora de Nazaré, as romarias do Círio, a grande procissão de domingo e as promessas dos fieis estão interpretadas em peças produzidas artesanalmente, com elementos da Amazônia, na exposição “Tramas em Prece”. As manufaturas foram confeccionadas com fios de juta, tecido de chita, semente do açaí e talas de miriti, entre outros, e podem ser conferidas até 5 de novembro, no hall da Materioteca, dentro da Biblioteca do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
As peças, também identificadas de tramas, foram produzidas por acadêmicos do quarto semestre do curso de bacharelado em Design da Uepa. Os trabalhos, tecidos fio a fio em tear artesanal, ferramenta usada por civilizações antigas, ficaram prontos em cerca de um mês. “É um trabalho minucioso, e tudo feito na ordem. Se passar dois fios de juta, desequilibra a peça”, explica a estudante Samara Nogueira, 19. As tramas acompanham uma breve descrição lúdica e poética do Círio. Os alunos foram estimulados a expressar o sentimento em relação à obra no contexto popular e religioso.
O acadêmico de design Thyago Reis, 19, produziu a peça “As cores da fé” com a mistura de tecidos em malha, fibra e chita, em cores fortes como amarelo, rosa, vermelho e alaranjado. A arte acompanha minicordas em referência às do Círio. “Simboliza a mistura de ritmos e crenças que existem no Círio. A multidão que vem em busca da Santa”, ressalta.
A instalação é parte integrante da disciplina Materiais e Processos Produtivos III, ministrada pela professora Nubia Santos. “A exposição é uma homenagem à festividade do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas e populares do Pará. É um momento no qual várias expressões culturais se fazem presente. É também momento do mundo conhecer a riqueza de nossa cultura material, representada no artesanato com brinquedos de miriti, cestarias com várias fibras vegetais, biojoias e cerâmica”, ressalta.
Serviço: exposição “Tramas em Prece”. Na Materioteca, dentro da Biblioteca do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa, localizado na Travessa Eneas Pinheiro, bairro do Marco. Visitação das 8h às 20h, até 5 de novembro, com entrada franca.