Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E INCLUSÃO

Usina da Paz Icui-Guajará celebra 3 anos com programação especial para a comunidade

Desde de 2021, o complexo de cidadania já garantiu mais de 1 milhão de beneficiamentos à população de Ananindeua

Por Matheus Rocha (SEAC)
18/10/2024 16h48

Uma programação repleta de lazer e diversão marcou, nesta sexta-feira (18), as comemorações pelo aniversário de 3 anos da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, localizada no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O evento festivo reuniu dezenas de pessoas que aproveitaram a realização de atividades esportivas, feirinha empreendedora, feira vocacional, além de um refrescante banho na piscina do complexo. 

A moradora Deise Santana compareceu à Usina com o filho, Guilherme, que aproveitou a manhã de brincadeiras promovida pelo programa “Espaços Abertos”, realizado pela Fundação ParáPaz. Para ela, a Usina da Paz mudou a vida dos moradores de Ananindeua para melhor.

“Com a chegada da Usina nós conseguimos vários recursos gratuitos, como atendimento médico, psicólogo, emissão de documentos, coisas que antes não tínhamos. Meu filho é autista e participa das programações e cursos. Nossa vida melhorou bastante”, disse a moradora.

Quem também comemorou o aniversário da UsiPaz foi a moradora Jéssica Monteiro e sua filha Ana Luiza, de 3 anos. “A Usina da Paz é muito especial. Nós estamos aqui praticamente todos os dias. Minha filha gosta muito e já fez amigos aqui. Meu filho mais velho também participa das atividades esportivas. Moramos aqui perto e aproveitamos bastante o que a Usina nos oferece”, declarou. 

Referência - Inaugurada no dia 20 de Outubro de 2021, a UsiPaz Icuí-Guajará foi a primeira entregue pelo Governo do Estado no Pará. Com mais de 1 milhão de beneficiamentos garantidos, o complexo se tornou referência no atendimento à população de Ananindeua, ofertando mais de 70 serviços gratuitos em áreas como saúde, cidadania, lazer, esporte, educação e qualificação profissional. 

Assim como nas demais Usinas da Paz, o maior complexo de cidadania do Brasil, a do bairro Icuí-Guajará também coleciona histórias de superação, como a da empreendedora Márcia Cristina, que, por meio dos cursos de corte e costura oferecidos, conseguiu encontrar um novo talento e, assim, gerar renda para si. 

“Eu entrei crua, sem nenhum conhecimento nesse ramo. Depois dos cursos eu aprendi a mexer nas máquinas e aprendi mais sobre produção e sustentabilidade. Esse curso caiu como uma luva. Foi uma bênção pra mim. Os professores são excelentes e eu fui super bem acolhida aqui na Usina. Só tenho a agradecer”, disse Márcia ao exibir os seus produtos em exposição.

Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, é inspirador ver tantas histórias de pessoas que tiveram as suas vidas diretamente impactadas pela Usina da Paz. “As Usinas da Paz são verdadeiros berços de talentos e oportunidades. Aqui em Ananindeua, a Usina da Paz veio para mudar a realidade da população e garantir serviços. Vamos seguir trabalhando para que as Usinas possam cada vez mais trazer benefícios para a população de Ananindeua e de todo o Pará.”

Serviço - A programação de aniversário da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro segue até 20h, com apresentações de grupos culturais. A programação é gratuita.