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Organização 'Todos Pela Educação' conhece ações paraenses que alavancaram a educação pública estadual

O objetivo é conhecer as ações implementadas pelo governo do Estado para a mudança radical no Ideb. Eles já visitaram a Escola Estadual Profª Albanízia de Oliveira Lima e a sede da Seduc.

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
18/10/2024 14h48

Os olhares de especialistas em educação estão direcionados ao Pará, que registrou o mais expressivo avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saltando da 26ª para a 6ª posição no ranking nacional. O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação, mostrou o crescimento de 1,3 ponto, entre 2021 e 2023, no Ensino Médio, para 4,3 no índice atual, o maior aumento já registrado na história do Ideb.

Para conhecer as ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que contribuíram para este salto de qualidade, a presidente do “Todos Pela Educação”, Priscila Cruz, esteve em Belém cumprindo uma agenda extensa. Nesta sexta-feira (18), ela conversou com alunos e professores da Escola Estadual Profª Albanízia de Oliveira Lima, em Belém.

"Precisamos enfatizar que hoje temos uma das melhores educações do Brasil. Saltamos 20 posições no Ideb. Isso é extraordinário. Criamos um movimento envolvendo a todos, mobilizando estudantes, famílias, a comunidade escolar num todo. Tivemos um alto nível dos estudantes nas provas, melhoramos o ambiente, a merenda, o transporte, levamos internet, construímos uma nova política pedagógica, incluindo educação ambiental, aulas de reforço, reduzimos a evasão. Além disto, bonificamos financeiramente professores e alunos. Numa entrega histórica da equipe do Governo conseguimos virar a chave e criar um movimento em torno da educação. Isto é motivo de orgulho para o nosso time de professores. Vamos continuar dando condições para que cheguemos cada vez mais longe e sendo exemplo de ensino de qualidade”, destaca o governador do Pará, Helder Barbalho.

Acompanhada de Olavo Filho, diretor executivo do “Todos pela Educação”, e pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, Priscila Cruz percorreu toda a unidade de ensino, incluindo salas de aula, área da prática de educação ambiental e laboratório de informática, e ainda observou a merenda servida aos estudantes, açaí, alimento tradicional na mesa do paraense.

“É muito bom poder estar aqui com vocês. E também muito importante, porque a gente vê a sociedade inteira falando da importância da educação. E a gente não vê muitas vezes as coisas acontecendo. A gente vai ao Brasil inteiro, não só aqui no nosso Pará, e tem muitas instituições que apoiam. E nada substitui a escola. A coisa mais importante que tem que acontecer, acontece aqui dentro da unidade escolar. Mas é importante ter apoio, estar brigando por mais recursos, por mais condições, e encontrar as boas práticas. Vou falar um pouco sobre isso, justamente para conhecer esses resultados e ver o que a gente estava fazendo aqui no Pará, que melhorou tanto”, ressaltou Rossieli Soares.

Aprendizado - Priscila Cruz é presidente da “Todos Pela Educação”, organização da sociedade civil (OSC) cujo objetivo é mudar a qualidade da Educação Básica no Brasil. É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Ela também integra o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (Universidade de Campinas).

“Estamos aqui para aprender o que vocês fazem no Pará, porque o que move o 'Todos pela Educação' é justamente um trabalho que a gente chama de Advocacy, que é ajudar os governos a terem boas políticas públicas para melhorar a educação pública no Brasil. E isso a gente faz de diversas formas. A gente tem muita pesquisa, muita produção técnica, e também trabalha bastante com comunicação, muita incidência política, articulação política mesmo, em Brasília. Mas qual é o material que a gente leva pra eles? A gente leva muito daquilo que está acontecendo e funcionando no Brasil. Por isso, é bom essa visita aqui para a gente poder entender o que essa escola de sucesso tem feito, e o que a gente pode levar daqui, dessa experiência para outras escolas do Brasil”, destacou Priscila Cruz.

Os especialistas também foram recebidos pelo governador do Estado, Helder Barbalho, e pela vice-governadora Hana Ghassan. “É um reconhecimento muito importante para nós, alunos da escola pública, ter a presença de outras pessoas, e poder dialogar diretamente sobre as questões, barreiras e também as conquistas que a gente está desenvolvendo em nossa escola, com a parceria do Estado, com a equipe pedagógica. Isso é uma questão muito eficaz para nós, alunos, para nosso desenvolvimento acadêmico”, disse João Henrique, estudante do 2º ano do Ensino Médio.

Na última quinta-feira (17), Priscila Cruz e Olavo Filho também  visitaram a sede da Seduc. Durante o encontro, eles destacaram as iniciativas em andamento para garantir a reconstrução e revitalização das escolas estaduais, e receberam um informativo com detalhes das ações, políticas e programas implementados, os quais contribuem para o crescimento da educação pública no Pará.

Ações realizadas - Entre os principais fatores que explicam a transformação estão o aumento dos salários dos professores; a criação de um sistema de avaliação periódica de aprendizagem dos alunos; instituição de programas de reforço escolar para os que não conseguiram o desempenho adequado; combate à evasão escolar; aquisição de material didático, tanto físico quanto digital; intervenções pedagógicas para melhorar a aprendizagem; inserção de novos componentes curriculares, como a Educação Ambiental e Educação Financeira, e a ampliação do número de escolas de tempo integral. Houve ainda investimentos na reconstrução e melhoria de escolas, com 153 unidades totalmente reconstruídas. 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica um indicador criado pelo governo federal, em 2007, para avaliar a educação básica pública e privada. O Ideb, com notas de 0 a 10, é calculado a cada dois anos para as séries iniciais e finais dos ensinos Fundamental e Médio.