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CULTURA E DIVERSÃO

Fundação Cultural do Pará implementa Ouvidoria para ampliar diálogo com o público

Nova unidade quer estreitar comunicação com usuários que podem opinar com sugestões, elogios e críticas sobre os serviços e ações da FCP

Por Helena Saria (FCP)
18/10/2024 11h24

A Fundação Cultural do Pará está em fase de implementação da Ouvidoria da FCP, um novo canal de comunicação destinado a todos os usuários da entidade. O objetivo é estreitar o diálogo entre a Fundação e a sociedade. A Ouvidoria vai permitir, por exemplo, que o público envie sugestões, elogios, críticas e denúncias sobre os serviços e atividades promovidos pela Fundação. As manifestações devem ser encaminhadas para o e-mail ouvidoria@fcp.pa.gov.br, fortalecendo a transparência e a melhoria contínua das ações da instituição.

A FCP considera a Ouvidoria um espaço essencial para o exercício da cidadania, funcionando como um ponto de contato direto entre a instituição e a população. O órgão devem funcionar como um canal de comunicação para os usuários opinarem sobre os serviços culturais oferecidos, relatarem eventuais falhas ou sugerirem melhorias.

O papel da Ouvidoria, para a FC, é justamente mediar essas demandas, buscando soluções que aprimorem as ações da Fundação e garantam o atendimento eficaz das necessidades dos usuários e usuárias.

Ouvidor da Fundação Cultural, Nonato Ramos reconhece o impacto estratégico da implantação da Ouvidoria. “Este projeto fortalece a cultura e promove a transparência e o diálogo entre usuários, agentes culturais e poder público. Além disso, a Ouvidoria vai criar um canal direto para atender de forma eficaz as demandas da população, promovendo uma gestão mais inclusiva e transparente. Esta semana começa o processo de pré- implantação, onde vamos reunir diretorias, Ascom, tecnologia e jurídico pra definirmos, entre as diversas atividades, o cronograma de implantação”, explica.

Para o governo do Estado, a Ouvidoria reafirma o compromisso com a boa governança e a responsabilidade social, reforçando a confiança entre Estado e sociedade, e direcionando políticas culturais mais alinhadas às reais necessidades da população. Para cidadãos e agentes culturais, será um espaço de participação ativa, onde suas contribuições serão tratadas com rigor, transformando vozes em ações concretas para fortalecer a cultura no Pará.

O serviço estará à disposição de todos e todas que utilizam os espaços, projetos e atividades promovidas pela Fundação Cultural do Pará, como bibliotecas, teatros, cinemas e galerias, entre outros. A Ouvidoria também visa garantir a transparência na gestão pública, possibilitando que a população acompanhe de perto o funcionamento das ações culturais e se sinta parte ativa na construção de uma política cultural democrática e acessível.

Com a implementação da Ouvidoria, a FCP reafirma seu compromisso com a qualidade dos serviços e a participação cidadã, assegurando que a escuta e o retorno às demandas da sociedade sejam elementos centrais na gestão da cultura no estado. 

Segundo Nonato Ramos, serão oferecidos múltiplos canais, incluindo atendimento presencial, digital (portal da ouvidoria), e-mails e redes sociais. “Isso vai garantir acessibilidade ampla e permitir que diferentes perfis de cidadãos e agentes culturais escolham o meio mais conveniente para registrar suas demandas, reclamações, elogios ou sugestões. Todos esses recursos estão inclusos no processo de implantação”, finaliza o ouvidor.