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MEIO AMBIENTE

Pará recebe oficina de monitoramento e avaliação de políticas de educação ambiental

A Oficina de Projeto MonitoraEA vai construir uma base para os indicadores da educação ambiental no enfrentamento às mudanças climáticas na região Amazônica

Por Igor Nascimento (SEMAS)
17/10/2024 15h30

Durante três dias o Pará sediou a etapa norte do MonitoraEA da Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores no âmbito do Projeto MonitoraEA-Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (Cieas). Realizado de 15 a 17 de outubro, o encontro reuniu representantes das CIEAS da região Norte, para subsidiar a construção dos indicadores de monitoramento e avaliação em risco climático, com foco na Educação Ambiental e capacidade adaptativa, bem como realizar formação continuada dos representantes das Cieas.

Representando o Pará no encontro, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da sua Coordenação em Educação Ambiental (Ceam), destacou a importância da oficina que busca fortalecer os indicadores de educação ambiental no combate às mudanças climáticas, sendo fundamental para o desdobramento das políticas públicas.

"Durante a oficina estaremos discutindo e contribuindo com a construção desses indicadores, onde todos os participantes irão dar sua contribuição. Estamos dialogando com as CIEAs da região norte e a participação das instituições governamentais e sociedade civil é fundamental para o processo de construção", disse Andreia Monteiro, coordenadora em Educação Ambiental da Semas.

Ainda conforme Andreia Monteiro, os indicadores serão construídos a partir da realidade de cada estado da região Norte, principalmente pelo fato de que a região será a sede da COP 30, em Belém. "Porque nós sabemos das peculiaridades, das diferenças de cada região que nós temos no nosso Brasil. E hoje, quando falamos da região Norte, sabemos que há muitas diferenças, e esses indicadores serão fundamentais para subsidiar as políticas públicas. A realização da oficina em nossa região é muito importante, uma vez que estamos há um ano da realização da COP 30, um dos mais importantes acontecimentos de debate da questão ambiental", disse a coordenadora da Semas. 

Projeto Monitora EA

Projeto MonitoraEA-Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (Cieas) é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA), e pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, o qual é o Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação. Ele conta com uma rede de pesquisadores de várias universidades do Brasil, de todas as regiões do país.

Maria Henriqueta, coordenadora da ANPPEA e coordenadora adjunta Monitora EA, explica que o projeto passa por todas as regiões do país, debatendo elementos para a construção dos indicadores de risco climático, da capacidade adaptativa relacionada às políticas de educação ambiental, e também indicadores para a gestão das CIEA’s.

"O projeto está passando por todas as regiões do país, então, parte do projeto é uma oficina, que é a oficina do CIEA, e essa oficina está acontecendo em cada região do país. Ela já passou pela região Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, e agora chegamos aqui na região Norte, e no próximo mês, estaremos na região sul. Essa oficina tem o objetivo de trazer elementos para construirmos indicadores de risco climático, indicadores de capacidade adaptativa relacionada às políticas de educação ambiental, e também indicadores para a gestão das CIEA’s, para que as comissões interinstitucionais de educação ambiental possam fazer a avaliação do seu desempenho. E avaliar os seus resultados e o impacto que elas têm no Estado a partir das políticas de educação ambiental", disse.

Para a assessora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado e Ambiente do Estado do Amazonas, Maria de Souza, a oficina traz uma reflexão sobre as ações que estão sendo implementadas acerca da política de educação ambiental nos estados. "A Oficina está trazendo a temática de mudanças climáticas ou eventos climáticos, coisas que nós, nortistas, amazônidas, estamos vivenciando nos últimos anos. Estamos aqui para aprender, compreender mais, para que de alguma forma a gente retorne e desenvolva um planejamento para desenvolver algumas ações que elas diretamente vão impactar dentro do ambiente escolar e fora do ambiente escolar", comentou.

Texto: Lucas Quirino - Ascom Semas