Investimentos do Governo do Pará refletem compromisso com desenvolvimento de Santarém
Desde 2019, Santarém tem recebido obras em saúde, educação, habitação e infraestrutura, marcando uma nova era de progresso e qualidade de vida para a população
O município de Santarém, no oeste do Pará, segue recebendo mais infraestrutura e mobilidade urbana com obras executadas pelo Governo do Pará voltadas ao desenvolvimento de um dos municípios mais importantes da Região de Integração Baixo Amazonas. Desde 2019, início da atual gestão, o município recebe investimentos em infraestrutura, como vias pavimentadas pelo Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, construção da policlínica e ampliação do Hospital Regional do Baixo Amazonas, além da parceria com o Ministério das Cidades, que permitirá a entrega de mais de 500 moradias pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida”.
Na área de mobilidade urbana, o governo estadual investiu em pavimentação asfáltica, drenagem, terraplanagem, construção de calçada, meio-fio e sinalização de mais de 20 vias pelo programa “Asfalto pelo Pará”, e também a construção da avenida Moaçara, que fica entre a Rodovia Cuiabá- Santarém (BR-163) e a PA-457 (Rodovia Everaldo Martins), que liga a zona urbana de Santarém à Vila de Alter do Chão.
“É uma obra de grande porte para a população de Santarém, que chega para nos ajudar muito na questão da segurança no trânsito, pois na Moaçara o fluxo é bem melhor, interligando Alter do Chão, as praias e ao centro da cidade”, comemorou a Tânia Viana, moradora da comunidade do Maracanã.
Para o governador Helder Barbalho, a avenida Moaçara representa uma nova alternativa para a mobilidade urbana, preparando o município para um crescimento urbano organizado, facilitando a vida das pessoas.
“Quem precisa utilizar a ‘Fernando Guilhon’ (outra importante via da cidade), agora têm uma nova alternativa ligando a Santarém-Cuiabá com a ‘Everaldo Martins’. Portanto, quem vem de Rurópolis e desejar ir até o aeroporto, poderá encurtar o caminho. Da mesma forma, potencializa as praias e a vocação turística, integrando com todo o sistema da região de Alter do Chão e Ponta de Pedras. É uma grande obra para Santarém crescer mais e continuar se desenvolvendo”, ressaltou o governador.
Na área de saúde pública, o Governo do Pará assinou recentemente a ordem de serviço para ampliação e modernização do Hospital Regional do Baixo Amazonas. A expansão aumentará a capacidade do hospital para 347 leitos, dos quais 63 só na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Madson José Rodrigues, 45 anos, fraturou a tíbia na perna esquerda em um acidente de trânsito no município de Alenquer, também no oeste do Pará, e teve que passar por cirurgia no HRBA. Agradecido pelo atendimento, ele conta que nunca pensou em passar por uma situação assim, de ficar internado, porém se surpreendeu com o atendimento recebido. "Os médicos, enfermeiros, técnicos, todos foram muito atenciosos. Tem muita gente que, às vezes, reclama de atendimento, mas graças a Deus aqui eu fui muito bem atendido", contou.
Policlínica - A construção da Policlínica de Santarém, outra iniciativa do Estado, está com mais de 80% das obras concluídas. A unidade vai oferecer mais de 30 especialidades médicas, além do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), espaço especializado que garante conforto às famílias com o cuidado e atenção necessários ao atendimento com profissionais de pediatria, psiquiatria, educação física, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
O investimento em saúde pública no município também garante a geração de emprego e renda. Entre trabalhadores diretos e indiretos, a construção da unidade de saúde gera renda para mais 200 pessoas.
“Essa obra vem a ser muito importante para Santarém. Estava desempregado e, graças a Deus, consegui essa oportunidade de emprego. Estou aqui há cinco meses sabendo que é algo que vai beneficiar os santarenos e cidades vizinhas. Essa policlínica gera renda, faz o dinheiro circular, todo mundo ganha. É gratificante fazer parte de um empreendimento público que vai ser referência na saúde da nossa região”, diz Amauri Betecel, encanador que presta serviços na obra da Nova Policlínica de Santarém.
Habitação - Dentro da política habitacional, o governo estadual, em parceria com o Ministério das Cidades, viabilizou a construção de 528 moradias no município por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, e também a assinatura do contrato para obras de abastecimento de água em áreas rurais, que beneficiarão sete comunidades tradicionais. O investimento vai levar qualidade de vida a mais de duas mil pessoas, com os empreendimentos São José Operário I, II e III.
"Formamos um time que tem humildade para compreender que uma andorinha só não faz verão. Nós estamos aqui todos juntos, por uma única causa: Santarém, cidade que merece de nós a atenção, a priorização para ser cada vez mais extraordinária. Tenho certeza de que juntos, município, Estado e União, podemos fazer mais", enfatizou o governador Helder Barbalho na solenidade de assinatura.
Usina da Paz - Santarém vai receber o maior equipamento de cidadania do Brasil. Com obras já iniciadas, a Usina da Paz de Santarém está sendo construída em uma localização estratégica, com o intuito de atender não apenas a população de Santarém, mas também dos municípios vizinhos.
O equipamento disponibilizará mais de 70 serviços interdisciplinares, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros. As comunidades terão acesso facilitado a atendimento médico, odontológico e psicológico, além de consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. É importante ressaltar que todas essas atividades serão oferecidas de forma gratuita, com o intuito de ampliar o acesso da população aos serviços essenciais.
Infraestrutura - O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém – Joaquim da Costa Pereira, entregue em 2022, marca um avanço significativo na infraestrutura de transporte fluvial do Baixo Amazonas. Situado estrategicamente às margens do rio Tapajós, o terminal cobre uma área de 22 mil metros quadrados e tem capacidade para atender mais de três mil passageiros diariamente. Esta obra não só aumenta a segurança e o conforto para os usuários dos rios como também estimula o turismo, visto que o porto pode acomodar grandes embarcações, incluindo cruzeiros. Além disso, a construção do terminal gerou 850 novos empregos, potencializando emprego e renda na região, beneficiando mais de 700 mil habitantes e reforçando a integração do modal fluvial local.
O coreógrafo Thiago Menezes é usuário frequente do Terminal Hidroviário de Santarém, visto que mora em Prainha, na mesma região, e está sempre se deslocando entre uma cidade e outra. "Sempre que viajo a trabalho, eu prefiro vir por aqui pelo terminal hidroviário, onde as coisas são organizadas, limpas, com espaço bem confortável e seguro. Aproveito para tomar um café e aproveitar a paisagem que o espaço proporciona”, justificou.
Creches e cultura - No campo da educação, o Programa "Creches Por Todo o Pará" é outro destaque com a construção de 149 unidades em todo o Estado. A creche em Santarém, atualmente em construção, vai atender cerca de 200 crianças, oferecendo suporte fundamental para famílias, especialmente mães que buscam a reintegração ao mercado de trabalho.
E no desenvolvimento cultural e econômico, o Centro de Convenções Sebastião Tapajós, entregue no final de 2023, já se posiciona como o principal espaço para eventos na região. A construção do Centro, que abrange uma área de dez mil metros quadrados, não só fomenta o turismo, mas também a economia local ao atrair eventos de grande porte.
O garçom Hudson Lira está confiante com mais essa entrega realizada pelo Governo do Estado. “Será muito importante para a gente. Irá atrair mais turistas para Santarém e, com certeza, a cidade vai crescer”, disse.
Esses projetos exemplificam o compromisso do Governo do Pará com o avanço contínuo de Santarém, investindo em áreas cruciais para garantir que o município não apenas cresça, mas também prospere em um ambiente sustentável e inclusivo.
Com colaboração de Gustavo Campos/Santarém