Governo do Pará avança com obras de infraestrutura na Região Metropolitana de Belém
Iniciativas melhoram a mobilidade urbana, conectando áreas estratégicas e oferecendo mais segurança a condutores de veículos e pedestres
As obras de infraestrutura na Região Metropolitana de Belém seguem em ritmo acelerado. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), impulsiona o desenvolvimento da mobilidade urbana, com benefícios essenciais aos moradores e condutores de veículos.
Um exemplo claro desse avanço é a construção da ponte sobre o rio Maguari, que conectará a Avenida Augusto Montenegro, em Belém, à Avenida Hélio Gueiros, em Ananindeua. As obras, iniciadas neste mês, vão facilitar o deslocamento das pessoas, ampliar as possibilidades de acessos e dar maior fluidez ao trânsito.
“A ponte terá 230 metros de comprimento e 11,20 metros de largura. É uma obra essencial, que reduzirá o tempo de deslocamento da população, além de minimizar os congestionamentos diários causados pelo grande fluxo de veículos”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.
Expectativa - Os moradores da região também estão otimistas com as mudanças. “Eu acho que esse projeto, com certeza, vai melhorar nosso deslocamento. Para eu chegar à Augusto Montenegro, por exemplo, preciso dar uma volta enorme e acabar enfrentando engarrafamentos. Essa ponte vai trazer mais facilidade e melhorar nossa rotina”, garante Felipe Costa, auxiliar administrativo.
Além de morar próximo à futura ponte, o operário Jean Saías, 53 anos, também está trabalhando na obra. "Estou muito feliz em poder contribuir na construção desse grande projeto. Eu moro aqui perto, e vai melhorar muito a minha vida, a vida da minha família e de todos aqui do entorno", afirma.
Nova ponte Icoaraci/Outeiro - Outro projeto de grande relevância para a região é a nova ponte Icoaraci/Outeiro, que já ultrapassou 45% de execução. A obra trará benefícios significativos para o transporte de pessoas e cargas entre os distritos de Outeiro e Icoaraci.
As obras da nova ponte avançam rapidamente, com intensificação dos trabalhos noturnos, para garantir maior agilidade ao cronograma. A ponte também será fundamental para fortalecer a economia local.
Atualmente, a construção está na fase de cravação das estacas do mastro central, uma etapa fundamental da estrutura estaiada. As fundações em ambas as margens já foram concluídas, e a construção da mesoestrutura na margem de Icoaraci foi iniciada. A nova ponte, que ligará a 6ª e a 7ª Ruas de Icoaraci à Rua da Brasília, em Outeiro, terá 414 metros de extensão, com duas pistas para veículos e motocicletas.
O trecho central da ponte será sustentado por cabos de aço, garantindo dois vãos de navegação de 117 metros de largura cada, o que permitirá maior segurança ao tráfego de embarcações na área.
“As melhorias na mobilidade urbana são essenciais para a Região Metropolitana de Belém. Essas obras são fundamentais porque reduzem o tempo de deslocamento da população para pontos estratégicos da cidade. Quando concluídas, essas infraestruturas trarão mais qualidade de vida e segurança no trânsito”, destaca Adler Silveira, secretário da Seinfra.
Essa será a segunda ponte entregue pelo Governo do Estado no distrito de Icoaraci, após a reconstrução da primeira ponte, concluída e inaugurada em fevereiro de 2023. A primeira ponte continua a beneficiar mais de 100 mil pessoas que vivem na Ilha de Caratateua, além de ser um importante acesso para os frequentadores das praias fluviais da região.