Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo realiza festa alusiva ao Dia das Crianças com distribuição de presentes

Desde sua abertura, o PS já realizou 189 cirurgias pediátricas e 601 internaçoes. Nesse período, 9.738 crianças foram atendidas no Pronto Atendimento Pediátrico

Por Governo do Pará (SECOM)
11/10/2024 21h54

O Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), foi antecipado no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM), no final da tarde de hoje (11)- com festa para os pequenos pacientes da Unidade de Internação e do Pronto Atendimento Pediátrico do hospital. A celebração contou com distribuição de brinquedos, momento de pintura, palhaço, músicas infantis e muita animação promovida pelos profissionais do hospital e voluntários, que se fantasiaram de personagens infantis para levar alegria às crianças. 

A festa, coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), contou com o apoio de profissionais da unidade de saúde, por meio da campanha de arrecadação de brinquedos denominada: "Quem doa e se doa, recebe em dobro". O movimento interno foi responsável pela arrecadação de cerca de 400 brinquedos, que foram distribuídos durante o evento, que no primeiro momento aconteceu no auditório, e em seguida houve distribuição em todos os leitos da Unidade de Internação e no Pronto Atendimento Pediátrico. 

Maria Clara Cunha, 12 anos, do bairro Pratinha II, foi surpreendida com a chegada do GTH, acompanhado por colaboradores na recepção pediátrica, durante a distribuição de brinquedos no setor. Ela disse que a ideia da distribuição de brinquedos pelos colaboradores fantasiados de personagens infantis, foi muito boa, e elogiou a ação humanizada. 

"Eu gostei dessa ideia de vocês, porque talvez, alguns pais nem têm condições de comprar um presente para o seu filho que está internado ou aguardando para ser atendido; doar pra quem não tem é muito legal. Sei que as crianças internadas que ganharam presentes estão muito felizes, mesmo estando doentes, elas vão poder brincar e se divertir um pouco com os seus brinquedos. Eu também estou muito feliz, pois nem esperava ganhar um brinquedo e ganhei algo muito lindo, que gostei muito", disse.

Para o presidente do GTH, Aristônico Rodrigues, é muito importante promover esses momentos de alegria e descontração às crianças do PSRM. Ele diz que celebrar o dia dedicado à elas é uma oportunidade a mais de acolher os pequenos e tirá-los um pouco do ambiente dos cuidados de saúde, que muitas vezes, gera estresse, por se encontrarem longe de suas rotinas do dia a dia e de seus familiares.

'Esse momento foi pensado pelo Grupo de Trabalho de Humanização e profissionais das áreas assistencial e administrativa, para celebrar o dia dedicado às crianças. É uma data muito esperada, e o fato de estarem internadas não poderia ser um impedimento para que a celebração acontecesse. Foi um momento especial, onde os pequenos pacientes puderam brincar, pintar, dançar e receber brinquedos doados por nossa equipe. Foi o dia de serem homenageadas, e a gente se propôs a fazer esse momento de aconchego, de ternura para as crianças, para que pudessem sair um pouco do momento de dor e ter momentos onde pudessem se conectar com o universo de criança, mesmo estando internada em um hospital", destaca o presidente.

Referência em Pediatria, especialidade responsável pelo atendimento de crianças, o PS estadual possui Unidade de Internação e Pronto Atendimento Pediátrico separados do atendimento a adultos. O hospital destaca-se também na especialidade de cirurgia pediátrica, e desde sua entrega, em maio deste ano, o Serviço de Cirurgia Pediátrica da unidade vem sendo referência não só para os bairros da entorno e Região Metropolitana, mas para todo o Estado do Pará. O Serviço conta com uma equipe composta de 12 cirurgiões pediátricos, que dentre as principais cirurgias realizadas, estão os tratamentos de doenças como: apendicite aguda, torção testicular, traumas, invaginação intestinal, acessos venosos, parafimose, hérnia encarcerada e obstruções intestinais. De maio até a última quarta-feira, 9 de outubro, o PS realizou 189 cirurgias pediátricas e 601 internaçoes. Nesse período, 9.738 crianças foram atendidas no Pronto Atendimento Pediátrico, e 9.086 passaram por classificação de risco no setor.

Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o PSRM é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica localizada na Avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde.

Texto:Joelza Silva