HGT antecipa comemoração pelo Dia das Crianças com reconstrução do quarto pediátrico
A ação finalizou com a entrega de brinquedos também para crianças que estavam aguardando atendimento em outros setores da unidade hospitalar
Em comemoração alusiva ao Dia das Crianças, celebrado amanhã (12), o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), proporcionou uma tarde cheia de alegria e cuidados especiais para os usuários pediátricos internados. A clínica pediátrica da unidade hospitalar ganhou um espaço revitalizado, que foi apresentado com uma programação repleta de brincadeiras, distribuição de brinquedos com atividades lúdicas.
A programação começou às 15h30, quando membros do GTH, acompanhantes e pacientes se reuniram na parte externa do quarto pediátrico. De maneira simbólica, uma fita vermelha foi cortada pela equipe Assistencial do setor. Após o corte da fita, os participantes entraram no quarto revitalizado, onde foram realizadas atividades recreativas para as crianças, como brincadeiras, jogos e danças. Além disso, os brinquedos foram entregues às crianças presentes.
A coordenadora do GTH do HGT, Patrícia Manfredi, comentou sobre a importância da ação realizada com as crianças internadas. Segundo ela, a iniciativa faz parte dos esforços contínuos do HGT para humanizar o atendimento e oferecer um ambiente mais acolhedor para os pequenos.
"Acreditamos que um ambiente lúdico e acolhedor tem um impacto positivo direto no processo de recuperação das crianças. O quarto temático foi pensado não apenas para proporcionar conforto, mas também para estimular a imaginação e o aprendizado de maneira leve e divertida. Nosso objetivo é que as crianças se sentem mais à vontade durante sua estadia no hospital”.
A reforma do quarto pediátrico incluiu a pintura e a instalação de imagens nas paredes, janelas e portas, com uma temática de selva infantil. Essas imagens também têm uma função educativa, como o exemplo próximo à pia, que ensina de forma lúdica o processo correto de lavagem das mãos para as crianças internadas. Na porta do quarto, foi colocado um medidor com uma girafa para que as crianças pudessem verificar sua altura, e no chão foi desenhado uma amare.
Bruna Pantoja, 26 anos, mãe do pequeno Anthony, de 4 anos, que participou da ação, comentou sobre o atendimento que o filho recebeu ao ser admitido na emergência e destacou a importância das atividades lúdicas e do ambiente humanizado no processo de recuperação.
"Eu amei o atendimento que o meu filho vem recebendo aqui no HGT. Ele já estava meio entediado e triste hoje. A gente convencer uma criança a ficar dentro de um quarto é complicado, e aí, quando conversamos que ele viria para esse ambiente de brincar, ele já cantou para outra criança, ficou muito feliz e se divertiu bastante”.
Além das melhorias estruturais, o quarto foi equipado com novas mantas infantis, personalizadas para o ambiente. Para tornar o momento ainda mais descontraído, os membros do GTH se vestiram como personagens de histórias infantis, como fadas e bruxas, para entreter as crianças durante a ação.
“Nossas ações ajudam a reduzir a ansiedade das crianças e de suas famílias. Ao promover momentos de descontração, como as brincadeiras e a entrega de brinquedos, criamos um espaço de cuidado integral, que vai além do tratamento médico. Humanização: trazer bem-estar e acolhimento a todos os nossos pacientes”.
Dados- Em 2024, a unidade hospitalar registrou mais de 650 atendimentos ambulatoriais na especialidade de pediatria e 131 internações. Esses números refletem o volume significativo de cuidados e serviços prestados à população infantil ao longo do ano, destacando a importância de iniciativas como uma nova área lúdica para o bem-estar dos pequenos pacientes. A ação finalizou com a entrega de brinquedos também para crianças que estavam aguardando atendimento em outros setores da unidade hospitalar.
HGT - O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: Pertencente à rede de hospital do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.31210.