Sindicato da Construção Civil apresenta desafios do setor em tempos de crise
O governador Simão Jatene recebeu nesta quarta-feira (4), no Palácio de Governo, a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Pará (Sinduscon). Durante o encontro, os desafios do setor em tempos de crise econômica nacional foram apresentados, e propostas foram articuladas para o fortalecimento das empresas paraenses.
Obras públicas, programa Minha Casa, Minha Vida e outras participações em infraestrutura que envolvam o Estado, como as Parcerias Público-Privadas (PPPs), além de tributação de insumos foram algumas das pautas discutidas. “Nosso debate foi muito produtivo. Vamos voltar e trazer novas propostas e programas de aplicação para serem avaliados. Isso inclui desde a infraestrutura até novas formas de financiamento, toda a cadeia para concretizar os empreendimentos que estão previstos”, afirmou o presidente do Sinduscon, Marcelo Gil Castelo Branco.
Sobre a questão da disputa comercial com representantes de fora em um momento econômico delicado, o representante do sindicato acrescentou: “Muitas de nossas empresas têm poder de competitividade. Em termos de tecnologia não devemos nada a ninguém. Ainda carecemos de recursos, e é por isso que estamos aqui, para expormos nossas demandas e discutirmos o que pode ser feito”, frisou.
Durante a reunião, governador também destacou a articulação do setor para que possa atender as exigências do mercado. O Sinduscon prometeu se organizar para melhor atender as necessidades de negócios. “Vamos começar a montar um planejamento a longo prazo para que nossas empresas possam estar muito bem articuladas e preparadas para competir com as de fora. Esperamos que com a formação de consórcios, de grupos de empresas, possamos alavancar o mercado local e estarmos inseridos cada vez mais em obras do Estado”, acrescentou Castelo Branco.
Diante do exposto, o governador se mostrou aberto a novas discussões e planejamentos. “Ouvimos as demandas, vamos discutir possibilidades e traçar estratégias para fortalecer nossas empresas locais, mas além de tudo, para fazermos obras de qualidade que beneficiem a população, sempre incentivando a economia, gerando emprego e renda para o Estado”, afirmou Simão Jatene.
Participaram da reunião o presidente do Sinduscon, Marcelo Gil Castelo Branco, o vice-presidente, Alex Dias Carvalho, e a diretora de Relações Institucionais, Maria Oslecy Rocha Garcia.