Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DAS CRIANÇAS

Hospitais do Estado promovem programação especial e mudam rotina na ala pediátrica

A iniciativa promove bem-estar aos pacientes e acompanhantes no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Por Giovanna Abreu (SECOM)
11/10/2024 16h00

Pacientes do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna foram passear no Bosque Rodrigues AlvesPara amenizar o desconforto da rotina de medicações, exames e consultas, hospitais da rede pública estadual de saúde, mantidos pelo Governo do Pará em Belém, reforçam o compromisso com o bem-estar físico e mental de pacientes das alas pediátricas em tratamento, promovendo várias programações. Em alusão ao Dia das Crianças, celebrado neste sábado (12), as unidades já vêm realizando, desde o início da semana, ações lúdicas e culturais, envolvendo crianças, familiares e profissionais.

“Neste Dia das Crianças reforçamos a importância de programações humanizadas nos hospitais. Essas ações não apenas trazem alegria, acolhimento e conforto aos pequenos pacientes, mas também contribuem para a melhoria do período de internação”, destaca a titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

Música para quem ainda não pode deixar o leitoTratamento diferenciado - Mãe da paciente Rebeca Sousa, 9 anos, em tratamento há seis anos contra leucemia, no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Révelly Sousa destaca o atendimento a crianças e adolescentes na região amazônica. Em alusão à data, a unidade garantiu programação musical com artistas voluntários da instituição, além de brincadeiras e distribuição de presentes aos pacientes internados e ambulatoriais.

“A cada ano que passa, o Hospital nos surpreende, mesmo diante das inúmeras dificuldades que vivemos. A equipe, desde a portaria até a ala hospitalar, nos dá um tratamento diferenciado, nos fazendo sentir acolhidos neste momento tão delicado. Sempre são muito criativos em épocas comemorativas, mesmo com todas as limitações da doença. É sensacional a forma como pensam em cada detalhe, nos trazendo um pouco mais de conforto, amenizando as dores”, reforça Révelly Sousa.

A diretora-geral do “Oncológico Infantil”, Sara Castro, ressalta que o enfrentamento ao câncer envolve vários fatores, como o acesso à informação sobre sinais e sintomas, que auxilia no diagnóstico precoce, uma rede de apoio familiar fortalecida e um tratamento especializado de qualidade e humanizado. “Todos nós, da equipe do Hospital Octávio Lobo, nos orgulhamos por oferecer aos nossos usuários o tratamento integral, digno, seguro e humanizado que todos merecem. Isso é possível porque contamos com profissionais altamente capacitados e comprometidos com valores desta instituição e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, complementa.

Santa Casa - Com o objetivo de proporcionar um dia especial de alegria e diversão para crianças do Ambulatório de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia do Pará, a unidade organizou uma programação variada, incluindo confecção de artesanato, pintura, desenho, jogos de tabuleiro, brinquedos, teatro de fantoches, música e dança.

“Este é o primeiro Dia das Crianças que a minha filha passa em tratamento de hemodiálise. Apesar de ser um momento delicado, a gente fica muito feliz em ver eles alegres com essa iniciativa. Deus abençoe a todo mundo que ajuda a fazer o Hospital”, diz Simone Oliveira, mãe da Beatriz Oliveira, 9 anos. A instituição já realizou, neste ano, mais de 30 mil atendimentos nas unidades pediátricas.

Hospital de Clínicas - Além do Projeto “Vamos passear no Bosque”, no qual pacientes da clínica pediátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna visitaram o Bosque Rodrigues Alves – área ambiental na área urbana da capital paraense -, a programação contou com festa infantil, apresentação musical, cinema e entrega de brinquedos.

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna é uma instituição voltada à assistência aos usuários do SUS, sendo referência em Psiquiatria, Cardiologia e Nefrologia. Foi criada para assegurar à população soluções no atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade, com excelência e humanização, e contribuir para o avanço do ensino e da pesquisa.