Forças de Segurança monitoram e integram ações no Traslado Rodoviário
Romaria saiu às 8h, desta sexta-feira,11, da Basílica Santuário e é monitorada por sistema com mais 100 câmeras de segurança
Na manhã desta sexta-feira,11, a segunda procissão do Círio de Nazaré, o Traslado para Ananindeua e Marituba está sendo acompanhado, em tempo real, pelas forças de segurança no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segup, na avenida Almirante Barroso, em Belém.
Mais de 800 agentes públicos reforçam as ações de segurança, durante o cortejo, que teve início às 8h, após a Santa Missa, na Basílica Santuário. A Imagem Peregrina foi colocada no andor em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e segue em cortejo até a igreja Matriz de Ananindeua.
A ação conta também com órgãos de saúde e atendimento de emergência como a Cruz Vermelha, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil.
O romeiro Ariel Mendonça, empresário, veio de Castanhal pela segunda vez esse ano e falou sobre a emoção de reviver sua profissão de fé na caminhada dos peregrinos e também ao ver a passagem da imagem já na segunda romaria, e destacou o apoio do governo do estado na segurança ao longo das vias da Br-316.
"Esse ano não foi uma promessa conquistada, eu tô fazendo isso pra conquistar um algo muito desejado por mim. E esse ano o apoio do Estado nesses pontos é muito importante pro Romeiro, tem feito uma grande diferença, pois ano passado eu passei por alguns pontos que dependiam da boa vontade das famílias no trajeto, mas esse ano o Estado juntou vários setores e reforçou o apoio para nós. Inclusive todo o apoio com segurança, colocando policiais no trajeto e com funcionamento 24 horas. Os pontos estão de parabéns, ajudou bastante os Romeiros, então agradeço muito por esse suporte nessa jornada que estou vivendo o meu propósito, com toda a emoção e o sentimento inexplicável pela nazinha, pela fé, pois eu acho que sem fé as pessoas são vazias".
Monitoramento
No CICC as equipes acompanham a movimentação e o fluxo do trânsito, além das todas 48 homenagens previstas, ao longo do percurso, que incluem paradas rápidas, diminuição de velocidade ou mesmo a descida da imagem.
Por meio do mosaico de câmeras do videomonitoramento do Centro Integrado de Operações, o Ciop, é possível acompanhar a evolução da romaria até o destino final, na Igreja Matriz de Ananindeua. Com câmeras espalhadas durante todo o trajeto, os agentes, que atuam como pontos focais, em tempo hábil para antecipar e evitar qualquer incidente.
O coordenador Operacional das ações de segurança do Cìrio de Nazaré, coronel Castro Alves, fala sobre as ações desenvolvidas e o andamento tranquilo do traslado, que segue dentro do esperado.
"Conforme o que foi planejado em reuniões operacionais tudo está ocorrendo segundo o esperado, com o reforço de mais de 800 agentes envolvidos nas ações de bloqueio, apoio, logística e segurança, em torno desta que é uma das romarias mais importante e que dá início a grande movimentação que vai se seguir até a procissão do Círio, no próximo domingo, 13”, disse o coronel.
Traslado para Ananindeua
A Procissão do Translado é realizada desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e vários devotos prestam homenagens a Nossa Senhora de Nazaré.
Operação Círio 2024
De Mais de 8 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além dos órgãos parceiros, estarão empregados nas ações durante a "Operação Círio 2024", desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgão de segurança, da esfera federal, municipal e estadual, que vem sendo planejadas há alguns meses antecedentes à programação. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas, 11 lanchas e 02 aeronaves.