Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Casa das Artes recebe duas exposições em homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Uma delas é fotográfica, “Relevar o Círio”, em parceria com a Associação Fotoativa, e a outra é de curta-metragens chamada de "Três Círios“

Por Aycha Nunes (FCP)
10/10/2024 17h19

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é conhecido como “Natal dos paraenses”. E para celebrar a Nazinha, a Casa das Artes irá realizar duas exposições em seu espaço: uma fotográfica, “Relevar o Círio”, em parceria com a Associação Fotoativa, e uma de curta-metragens chamada de "Três Círios“. A abertura ocorre nesta sexta-feira, 11, das 9h às 18h, com entrada gratuita. 

Melissa Barbery, coordenadora de Artes Visuais e Audiovisual da Casa das Artes, diz que as duas programações são um encontro de técnicas e tempos. “A gente tem uma sala com a exposição 'Revelar o Círio' que é uma parceria com a Associação Fotoativa, e que traz fotografias que foram capturadas de modo analógico, que conversam com uma outra sala que se chama 'Três Círios', que traz três filmes de diferentes anos e de diferentes composições, um documentário e dois filmes poéticos, todos sobre o Círio. E está todo mundo convidado de 9h às 17h na Casa das Artes”.

Revelar o Círio - A exposição fotográfica conta com cinco fotógrafos que desafiam o tempo para revelar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Cerca de 15 imagens, assinadas por Dirceu Maués, Irene Almeida, Leo Jinkings, Jorge Ramos e Moisés Araújo, poderão ser apreciadas na galeria da Casa das Artes. A exposição é o resultado de projeto homônimo desenvolvido pela Associação Fotoativa em 2023. 

O principal objetivo da exposição foi criar um trabalho conjunto de trocas, reflexão e criatividade, com fotógrafos que desejavam realizar um trabalho usando películas e câmeras Pin Lux, apostando na surpresa e no inusitado, além de técnica apurada na captação de imagens.

"Três Círios” - Já a exposição dos curta-metragens vai mostrar perspectivas do Círio, através do tempo. Serão três mini filmes dos anos 1974, 2008 e 2014, onde os visitantes poderão acompanhar e perceber as mudanças que ocorreram na maior festa católica do mundo. Confira a sinopse de cada curta:

O Círio (1974) - Roteirizado e dirigido por Ademir Silva, Euclides Bandeira, Hamilton Bandeira e Miracy Silva, conta a história da lenda e a evolução da procissão do Círio de Nazaré, em Belém do Pará.  

Mãos de Outubro (2008) - Dirigido e roteirizado por Vitor Souza Lima, o curta apresenta outubro de festa com Romeiros, operários, escultores, estilistas, decoradores, guardas da
Santa, fogueteiros, promesseiros, tocadores de sinos. Todas as classes, todas as idades, todas as mãos que constroem a maior manifestação de fé do Brasil.

Corda (2014) - Direção de Pablo Lobato, o curta fala sobre o Círio de Nazaré, realizado em Belém desde 1793, e uma das maiores procissões católicas do mundo. Em desalinho com as regras da festa, para garantir suas relíquias, alguns promesseiros cortam a corda em meio ao ritual. O vídeo aproxima dois diferentes fluxos, um linear, regido pela inteireza da corda, e outro caótico, que responde ao corte.

Serviço

“Relevar o Círio” e "Três Círios“

Data: 11 de outubro a 8 de novembro
Horário: 9h às 17h
Local: Galeria da Casa das Artes
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré
Entrada gratuita

Texto: Jhullyele Santos - Ascom/FCP