Crianças de escola pública recebem oficina de brinquedos recicláveis da equipe de obras da BR-316
Atividade é contrapartida para a construção dos viadutos da BR-316 e tem o objetivo de promover a conscientização sobre a reutilização de materiais.
A aula nesta quinta-feira, 10, foi diferente para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Marcelino de Oliveira, localizada no centro de Ananindeua, próximo a BR-316, Região Metropolitana de Belém. Eles receberam a equipe de obras dos viadutos que estão sendo erguidos pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) na rodovia para uma oficina de brinquedos confeccionados com uso de materiais recicláveis.
A atividade foi aprovada pela turma do 6º ano, que aprendeu brincando. "É legal aqui porque não é chato, é divertido!", afirma a estudante Gabriele Vitória, de 13 anos. "A reciclagem é importante principalmente por conta de tudo que a gente está sofrendo com mudanças climáticas. Talvez, no futuro, a gente cresça e aprenda coisas que os nossos pais não aprenderam sobre como reciclar. A gente vê muitas pessoas jogando lixo no chão", detalha ainda a jovem.
"Gostei do jogo e damas. Achei uma oportunidade boa porque a gente pode fazer brinquedos e ajudar o meio ambiente. Se a gente não ajudar, pode prejudicar o futuro, o solo, o ar, a gente tem que evitar para ter um futuro melhor", afirmou Luis Fernando, aluno do 6º Ano. A aluna Gazziele, de 13 anos, ressalta a importância da conscientização: "além de unir a gente, vai fazer a gente poder cuidar mais do meio ambiente", disse.
"A atividade é muito importante para os alunos da escola. A gente vê que o desenvolvimento da cidade é importante. Então, é importante também tratar os impactos das obras, trabalhar a questão da sustentabilidade, não só por conta da COP, mas por conta de toda questão climática que estamos enfrentando", afirmou Denise Ramos, diretora da escola.
A oficina de brinquedos reciclados é uma atividade obrigatória da obra para com a comunidade no raio de interferência do empreendimento. "Fizemos o Vai e Vem utilizando garrafa pet, com barbante. E a tampinha da garrafa vai servir para a produção de brinquedos para usar no tabuleiro de damas", explica a assistente social Keyla Brasil, do Consórcio Obras Integradas (COI).
"O objetivo é promover a conscientização sobre a reutilização de materiais, estimulando a criatividade e o engajamento em práticas sustentáveis junto a esses alunos, que serão multiplicadores do conhecimento", afirma a engenheira Emanuele Gaia, fiscal do NGTM na obra do viaduto da Alça Viária com a BR-316.