Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E LAZER

Secretaria de Turismo tem ação de recepção a peregrinos do Círio na BR-316 e Alça Viária

Iniciativa reúne secretarias e órgãos públicos e disponibiliza 19 postos de atendimento para atender romeiros que chegam a Belém

Por Sâmia Maffra (SETUR)
10/10/2024 12h45

Às vésperas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o governo do Estado mobilizou uma ação conjunta para acolher aos romeiros que realizam o trajeto rodoviário de diversos municípios paraenses até a Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, nesta semana.

Participam da iniciativa integrada secretarias e órgãos públicos estaduais, federais e municipais e, também, a Festividade de Nazaré. Estão disponibilizados 19 postos de atendimento, sendo 14 ao longo da BR-316 e 5 na Alça Viária, para atender aos romeiros do Baixo Tocantins, de municípios como Abaetetuba e Igarapé-Miri.

A ação consiste em postos de apoio que começaram a funcionar na segunda-feira (7) e vão até sábado (12). As estruturas com tendas, banheiros químicos, pórticos de sinalização são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Nos locais, os romeiros encontram hidratação, com distribuição de água, refrigerante e sucos; alimentação, com distribuição de frutas e refeições; informações durante a procissão e nos principais locais de peregrinação; serviços de saúde ao longo das rotas de peregrinação e nos principais pontos da cidade, com equipes médicas, kits de primeiros socorros e massagem, além de áreas de descanso. 

A novidade deste ano é que os postos contam com QR Code, onde as pessoas podem fazer check-ins nos postos e fazer um cadastro. Ao final, os romeiros recebem um certificado informando que o trajeto foi cumprido. Os dados coletados pela Setur serão usados para aperfeiçoamento da ação nas próximas edições.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré marca a alta estação turística do Pará, atraindo a cada ano um maior número de visitantes em busca do turismo religioso. “A importância de se institucionalizar uma peregrinação dessa natureza é a possibilidade de estruturar este caminho, oportunizar que mais peregrinos tenham acesso a esse destino e por que não transformar essas procissões nos Caminhos do Círio e tornar mundialmente conhecida, como ocorre nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha", sinaliza o titular.

Segurança e saúde - A secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, detalha como serão os serviços da Sespa. “Nos postos de competência da Sespa serão disponibilizados materiais para curativos, materiais médicos, equipamentos de suporte básico, ambulâncias, com médicos, enfermeiros, técnicos e equipe de administrativos de apoio, tudo para garantir que os promesseiros tenham todo o suporte necessário”.

As forças de segurança pública estão mobilizadas e preparadas para atuar em todas as etapas do Círio, uma das maiores manifestações de fé do país. “Nossa prioridade é garantir a segurança de todos os romeiros que se deslocam para participar deste evento tão significativo. Isso inclui o monitoramento das rotas da BR-316 e da Alça Viária, a presença de agentes em pontos estratégicos e a implementação de ações de prevenção ao crime e à desordem. Estamos trabalhando em parceria com os órgãos de saúde, trânsito e segurança municipais e federais para assegurar que todos possam vivenciar essa experiência de fé em um ambiente seguro e acolhedor. Reforçamos a importância da colaboração da comunidade e dos romeiros. Pedimos que todos estejam atentos e reportem qualquer situação suspeita, pois a segurança é uma responsabilidade compartilhada. O Círio de Nazaré é um momento de união e devoção, e queremos que todos possam participar plenamente, sem preocupações. Contamos com o apoio de todos para que possamos celebrar essa fé de forma tranquila e segura”, detalha o secretário da Segup, Ualame Machado.

Outra novidade deste ano é a sinalização da Rota de Romeiros, feita pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). A sinalização segue o padrão de placas de trânsito de advertência, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com eptogramas que evidenciam o Círio de Nazaré. Serão 25 placas instaladas desde o núcleo urbano de Abaetetuba, passando pela Alça Viária e pelo trecho da BR-316 entre o KM-18 e KM-01, no sentido a Belém.

Fé e devoção- O professor de educação física Reginaldo Santos participa da caminhada há 24 anos, saindo do município de Igarapé- Açu. “Quando eu era menino tive uma infecção no ouvido, com sangramento, que nenhum tratamento resolvia e precisava de cirurgia. Mas fui curado com muita fé em Nossa Senhora. A fé move montanhas. Então passei a fazer essa caminhada em agradecimento a Mãe de Nazaré, nossa intercessora junto a Jesus”, conta o professor. 

Caminhando desde a segunda-feira (7), o romeiro Júlio Silva juntamente com um grupo de 30 pessoas saiu da Vila Brasil Novo, no município de Magalhães Barata, com destino à Basílica. “É um momento de fraternidade, alegria e amor ao próximo, que é isso que significa o Círio para nós. E uma caminhada longa, essa hora o físico já está cansado, a partir daqui é só fé, olhando para cima pedindo forças para Deus e Nossa Senhora. Esse ano é meu terceiro ano de caminhada, e esse ano é especial porque consegui a cura da minha mãe”, disse o peregrino. 

Às margens da BR-316, no município de Santa Izabel do Pará, fica localizado o ponto de apoio conhecido como a “Casa da dona Rita”, que funciona em um galpão há 11 anos. Dona Rita Barreto Nunes e um grupo de voluntários que envolve familiares e amigos oferecem alimentação, hidratação, descanso e amor aos romeiros. “Sobrevivi a um acidente de carro e fiquei em estado grave em 1989 no Maradei, bem próximo à Basílica. Estava com uma filha bebê rezei muito para Nossa Senhora me tirar de lá, com vida e me deixar criar minha filha e se um dia me desse condições eu faria uma grande ação em agradecimento todos os anos. Em 2013 começamos com ajuda de muitos voluntários. E desde então seguimos. Eu sou só gratidão pela minha família. O Círio representa tudo, é uma festa que mexe com a gente, é um momento de muita fé, esperança e caridade minha vida é cheia de milagres. Nossa Senhora passa na frente e tudo dá certo”, se emociona dona Rita aos 76 anos. 

Os romeiros que passam pela BR-316 também são atendidos no ponto de apoio do seu Valter Ferreira há 16 anos. As doações são em agradecimento a vida da esposa e da filha Vitória, hoje com 16 anos. “Minha menina nasceu prematura, não tinha UTI neonatal no hospital. Vivemos uma saga para conseguir local adequado, ela foi desenganada pelos médicos várias vezes. Também teve problemas de saúde até os 3 anos. Nos agarramos com Nossa Senhora, com muita fé, devoção e hoje ela está aí cheia de saúde, é uma filha maravilhosa e estudiosa”, comentou seu Valter. 

Castanhal- Coordenador da Caminhada que sai Castanhal há 35 anos, José Nazareno Henriques, tem uma história de devoção e agradecimento a Nossa Senhora. “Só tenho a agradecer a Mãe de Nazaré, essa história começou com meu pai nos anos 60, ele fazia isso, fazia doações para o Círio e colocou meu nome em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré e herdei isso dele. E continuo todos esses anos porque já consegui várias graças pela intercessão dela, como a minha saúde após 5 cirurgias de uma vez só em 2019. E minha esposa ficou sem andar por conta do coronavirus e hoje estamos curados. O Círio representa a vida, reunindo 3 milhões de pessoas atrás de Nossa Senhora, porque todos alcançaram alguma graça”. 

Em Castanhal, a concentração dos romeiros começou nesta quarta-feira (9) às 6h, com café da manhã, alongamento, troca do manto da imagem que acompanha os peregrinos, cânticos e benção do pároco. Em seguida, os devotos saíram em caminhada rumo à capital paraense com previsão de chegada hoje. O percurso é de 79 quilômetros, com 28 horas de caminhada. São 7 paradas para descanso, alongamento e alimentação. Esse ano é considerado a maior procissão, reunindo fiéis de fiéis de Castanhal e municípios vizinhos como Santo Antônio do Tauá, Inhangapi  Igarapé-Açu, Brasil Novo, Santa Isabel, Benevides e Marituba e de outros locais do Brasil como Bahia e São Luís. 

Turismo - A manifestação religiosa e cultural do Círio movimenta o setor turístico paraense durante 15 dias da quadra nazarena, com lotação dos meios de hospedagem e grande procura de voos para Belém. 

Em 2024, a estimativa é que cerca de 89 mil turistas devem passar pela capital paraense para prestigiar o Círio, o que deve incrementar cerca de U$ 34,5 milhões de dólares, (cerca de R$ 189 milhões de reais de acordo com a cotação atual), na economia paraense. 

A pesquisa é realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Dieese Pará. Em relação a 2023, o número de turistas representa um aumento de aproximadamente 10,6% em relação ao número de 80,5 mil turistas que estiveram em Belém no ano passado. Já em relação ao gasto médio do turista, o montante representa um crescimento de aproximadamente 12,7% em relação ao montante deixado por turistas no Círio 2023. Em 2023, esse número foi de cerca de U$ 30,6 milhões de dólares.