Segup e órgãos integrados atuam nas Ações de Segurança para o Círio 2024
Mais de 8 mil agentes das forças de segurança pública estadual, municipal e federal, além de órgãos parceiros, estarão envolvidos nas ações de segurança, logística e atendimento aos romeiros
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), juntamente com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds) apresenta as ações de segurança, logística e atendimento, desenvolvidas para a “Operação Círio 2024”. Mais de 8 mil agentes públicos atuarão de forma integrada, nas festividades da Quadra Nazarena deste ano. As atividades iniciaram no último dia 07, e seguem até o próximo dia 27 de outubro.
As ações têm como objetivo garantir maior tranquilidade aos romeiros e turistas que estarão na cidade durante os eventos do Círio de Nazaré. Sendo essa uma das maiores operações executadas e planejadas pela segurança pública do estado, onde estarão empregadas também, mais de 1.500 veículos, entre viaturas, ambulâncias e veículos de resgate
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca o conjunto de ações que serão desenvolvidas pela segurança pública, durante a quinzena da Quadra Nazarena.
“A Operação Círio é uma das maiores ações do sistema de segurança pública do Estado, cujo planejamento começa com grande antecedência, visando a melhoria a cada ano de nossas atividades. É um trabalho integrado, em conjunto com os órgãos de segurança do Estado do Pará, da esfera federal, da prefeitura, da Cruz Vermelha e das Forças Armadas. Ao todo, são 19 programações para a Quadra Nazarena, sendo 14 religiosas e 5 paralelas ao evento. Em todas, haverá suporte, seja por meio terrestre, aquático ou aéreo, em busca da segurança e tranquilidade dos romeiros, para que possam celebrar a maior festa religiosa do mundo com segurança”, ressaltou o titular da Segup.
Festividades - A Segup coordena o total de 19 ações que envolvem as festividade do Círio, entre elas: 14 procissões e 5 eventos relacionados ao período da festividade, a exemplo da Festa da Chiquita, Arraial do Pavulagem, Encontro de Tambores e o Auto do Círio.
As equipes de segurança também prestam apoio à ação da Diretoria da Festa, durante a “Caminhada dos Romeiros”, com a presença das forças de segurança, tanto na rodovia BR-316, quanto na Alça Viária, prestando assistência e logística aos fiéis que chegam à capital, Belém, caminhando ou por bicicleta.
A ação contará com postos de apoio, onde será fornecido alimentação, hidratação, assistência médica, e em alguns pontos, estarão oferecendo também hospedagens aos romeiros. Os atendimentos iniciaram na noite da última terça-feira, 8.
“Além de todo o aparato da segurança, as equipes do Detran também estão com placas de sinalização para orientar e resguardar os romeiros que vem em caminhada até Belém, com o intuito de garantir maior segurança a esses romeiros que vêm pagando suas promessas”, disse Ualame Machado.
CICC - O Centro Integrado de Controle e Comando Móvel (CICC-Móvel) da segurança pública, mais uma vez, será instalado na travessa Quintino Bocaiúva, no “Largo do Redondo”, com objetivo de acompanhar e monitorar as principais procissões do Círio de Nazaré. As equipes integradas estarão monitorando, através das câmeras de videomonitoramento, toda a movimentação dos romeiros, além de prestar serviço de atendimento e registro de ocorrências.
No Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), localizado na sede da Segup, na av. Almirante Barroso, as equipes também estarão reunidas, acompanhando mais de 60 câmeras de videomonitoramento, presentes nos principais pontos da procissão. O objetivo é reunir e integrar as forças de segurança, e os demais órgãos parceiros, a fim de dar maior celeridade nas eventuais ocorrências, visando a segurança de todos.
Ponto de extração - Durante o Círio Fluvial, as equipes de segurança também estarão presentes, fiscalizando as embarcações para que as tripulações sigam o fluxo da romaria com tranquilidade. No percurso fluvial serão montados pontos de extração com objetivo de auxiliar as embarcações, em caso de emergências ou eventualidades, que venham a ocorrer durante o traslado. Em todos os pontos haverá uma ambulância, caso seja necessário o deslocamento até o hospital.
Pórtico da Moto Romaria - As equipes de segurança também estarão presentes para a fiscalização e triagem das motos que participarão do cortejo na manhã do sábado (12). As equipes da Polícia Civil e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) farão a fiscalização e triagem das motocicletas que participarão da procissão, no pórtico da segurança pública montado no início da av. Marechal Hermes.
Pontos fixos de segurança - Serão instalados também 20 pontos de observação no percurso das principais romarias; ao longo das avenidas por onde percorrem as procissão da Trasladação e do Círio. Nos pontos estarão presentes agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar observando a movimentação e atendendo à emergências e ocorrências em benefício da população.
Pontos de bloqueio - Esse ano, mais de 60 pontos de bloqueio estarão sendo fiscalizados, especialmente, nas vias do traslado das principais procissões. Porém, no sábado, após a passagem da Moto Romaria, as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant serão abertas para que as pessoas possam cruzar a av. Nazaré, com os veículos. Assim como as ruas Gaspar Viana e Oswaldo Cruz para cruzar a av. Presidente Vargas, por fim a rua Gama Abreu que dará acesso à av. Serzedelo Correa. As vias estarão abertas até o início da Trasladação.
Os pontos de bloqueios das vias contarão ainda com o apoio dos agentes municipais de Marituba e Ananindeua, além da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e os demais órgãos de segurança do estado.
Integração - A operação reunirá agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Secretaria de Saúde do Estado (Sesp), além de órgãos parceiros, das esferas municipal e federal.