Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Hospital Geral de Tailândia oferece mamografia na prevenção ao câncer de mama

A meta da campanha na unidade do governo do Estado é realizar 400 mamografias só neste mês, além da distribuição de material informativo sobre a doença

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
07/10/2024 15h29

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, aderiu à campanha Outubro Rosa, iniciando o agendamento de mamografias como principal ação preventiva ao câncer de mama. Para facilitar o acesso ao exame, o Hospital manterá um espaço exclusivo para essa demanda, nos dias 08, 09, 11, 15, 16, 17 e 18 de outubro, das 8h às 9h30 e das 14h às 15h. Para ter acesso ao serviço é necessário apresentar um documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A meta da campanha deste ano - que também inclui a prevenção ao câncer de colo do útero - é realizar 400 mamografias somente em outubro. De acordo com o histórico da unidade, de janeiro a junho deste ano o HGT realizou 655 mamografias.Espaço oferecido pelo HGT para agendamento de mamografias

O esforço intensificado durante o "Outubro Rosa" busca aumentar esse número de exames. Segundo Emanuelle Campiolo, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), as mulheres que buscarem o exame serão submetidas à anamnese, processo de triagem que avalia o risco de cada paciente. O rastreamento do câncer de mama é indicado para mulheres a partir dos 40 anos, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), embora casos específicos possam justificar a realização do exame em idades diferentes.

“Nossa equipe está pronta para oferecer orientações e garantir que cada mulher tenha a assistência necessária para cuidar da saúde”, disse a enfermeira.

Programação externa - Além do agendamento de mamografias, o HGT descentralizou o serviço com eventos externos. No próximo dia 15 de outubro, o Hospital montará tendas no estacionamento do Supermercado Mateus, na PA-150, no bairro Industrial, em Tailândia (município da região), para fazer mais agendamentos e distribuir materiais educativos sobre a prevenção ao câncer de mama.

A usuária Alessandra Santos, 50 anos, que acompanha sua irmã, internada na Clínica Cirúrgica, garantiu sua mamografia. "Aproveitei que já estava aqui no HGT e agendei logo minha mamografia. Minha última foi há seis anos. A prevenção é sempre a melhor escolha que podemos fazer", disse Alessandra, moradora da Vila Macarrão, em Tailândia.

Entrega de brindes para funcionárias da unidade Desafio - O HGT oferece ainda em outubro exame no colo do útero, mais conhecido como preventivo, para suas funcionárias. Outra ação será o "Desafio 21 Dias pela Saúde", que começou no dia 2 de outubro a fim de incentivar hábitos saudáveis entre funcionários nas atividades diárias. Ao final do desafio, participantes com maior pontuação serão premiados. "Queremos promover uma rotina mais equilibrada e consciente, fortalecendo tanto o corpo quanto a mente dos nossos colaboradores", ressaltou Emanuelle Campiolo.

Também haverá palestras e atividades voltadas aos pacientes internados e usuários em atendimento, além da distribuição de brindes e materiais educativos.

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: Pertencente à rede de hospital do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.31210.