Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÉ E CULTURA

'Círio na Estação' oferece exposição, apresentações musicais e oficinas infantis gratuitas

A programação promovida por uma rede de parceiros inclui, na orla e no espaço interno da Estação, shows, brincadeiras e a oportunidade de ver de perto a corda do Círio

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
04/10/2024 17h23

Em Belém, capital do Estado do Pará, a chegada de outubro traz um significado especial, cujo ápice ocorre no segundo domingo, quando ruas são tomadas por uma multidão no Círio de de Nazaré - um momento de múltiplas celebrações. Nesse cenário único que toma conta da cidade, a Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realiza mais uma edição do Projeto “Círio na Estação”, com programação cultural gratuita, que se estenderão até 31 de outubro.

A edição deste ano conta com a parceria do Governo do Pará, por meio da Setur, da mineradora Vale, do Instituto Cultural Vale, do Projeto Vale Música Belém, Projeto Planeta Liz, Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e Diretoria da Festa de Nazaré.

“Cada edição do 'Círio na Estação' é especial, pois nos dedicamos para celebrar esse evento religioso, assim como dar continuidade ao papel do complexo em ser vitrine da cultura local, mostrando a potência cultural do Estado, tanto para os paraenses quanto para turistas que visitam a nossa cidade neste período. Este ano expandimos as parcerias para ofertar ainda mais programações ao público. Espero que todos aproveitem o Círio na Estação”, ressaltou o diretor-presidente da OS Pará 2000, Ruan Rocha.

A Vale está presente no Pará há 40 anos, e desde 2002 é patrocinadora oficial do Círio de Nazaré. Por meio do Instituto Cultural Vale, a mineradora celebra e apoia a festividade. “Outubro é um mês especial para o paraense, e para nós também. É Círio de Nazaré mais uma vez em Belém. Teremos o 'Círio na Estação', uma programação especial que valoriza os nossos talentos locais, levando música para todos os públicos neste espaço emblemático e tão importante para o turismo na capital paraense", disse o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.

Símbolo - A corda, importante símbolo do Círio, chegou à Estação no dia 28 de setembro, sendo recebido com aplausos e muita emoção. Os 400 metros da corda que estará no Círio 2024 ficarão expostos no Armazém 1 até as 15h do dia 12 de outubro, véspera da grande romaria.

Fotografia - De 7 a 31 de outubro, o corredor do Armazém 2 receberá novamente a exposição fotográfica da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, neste ano com a temática “50 anos, uma história contada com o olhar da fé”. As fotografias perpetuam a emoção e o trabalho dos voluntários da Guarda.

Pôr do Som e brincadeira - Na orla, entre os Armazéns 1 e 2, será montado um palco para divulgar a cultura e os artistas paraenses. Essa programação iniciará no próximo dia 10 (quinta-feira), a partir das 18h, com duas edições especiais do Projeto Pôr do Som, com os grupos Ayrakyrã e Frutos do Pará, e a Banda Batidão do Melody.

No dia 11 (sexta-feira), às 18h, na orla do Armazém 3, ocorrerá o Projeto Planeta Liz, voltado para as crianças. No palco principal, a partir das 19h, será a vez dos grupos Parananim e BFAM, atrações do "Pôr do Som" especial.

Vale Música - Na manhã de sábado (12), durante o Círio Fluvial, o palco receberá 50 músicos da banda sinfônica do Projeto Vale Música Belém, que apresentarão cânticos marianos, como “Lírio Mimoso”, de autoria de Euclides Farias; “Templo Vivo”, de Diego Fernandes, e “Hallelujah”, de Leonard Cohen. Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, há 20 anos o "Vale Música Belém" ocorre em parceria entre o Instituto Cultural Vale com a Fundação Amazônica de Música (FAM), via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Cortejo - Após o Círio, no domingo (13), a Estação continuará em clima de festa, com o tradicional cortejo do Boi Veludinho, às 17h, seguido de oficinas infantis em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no sábado (12). A programação musical será encerrada pelo Grupo Irreverência, que subirá ao palco às 19h.

Serviço: Programação gratuita “Círio na Estação”

28/09 a 12/10 – Exposição da Corda do Círio de Nazaré – Armazém 1

07 a 31/10 – Exposição fotográfica da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré - “50 anos, uma história contada com o olhar da fé ” – Armazém 2. Abertura às 18h do dia 7 (segunda-feira).  

10/10 (quinta-feira) - na orla entre os Armazéns 1 e 2

18h às 19h – Pôr do Som Especial - Grupo Ayrakyrã

19h30 às 21h – Pôr do Som Especial – Frutos do Pará 

21h30 às 23h - Banda Batidão do Melody

11/10 (sexta-feira)

18h às 19h – Planeta Liz no Círio de Nazaré – Show de Liah Soares - orla do Armazém 3

19h às 20h – Pôr do Som Especial - Grupo Parananim - orla entre os Armazéns 1 e 2

20h30 às 22h - Pôr do Som Especial – BFAM - orla entre os Armazéns 1 e 2

12/10 (sábado)

9h - Banda Sinfônica do Projeto Vale Música Belém - orla entre os Armazéns 1 e 2

13/10 (domingo) - orla entre os Armazéns 1 e 2

17h às 18h – Cortejo do Boi Veludinho

17h às 19h – Animação e oficinas infantis 

19h às 21h – Grupo Irreverência