Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Sectet e escolas técnicas certificam mais de 300 novos profissionais

A formação técnica e a certificação por saberes e competências também impulsionam a economia com a absorção de profissionais especializados

Por Governo do Pará (SECOM)
04/10/2024 15h29

Turma de técnicos em Nutrição da Escola Técnica Francisco da Silva NunesA Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio das Escolas Técnicas Estaduais Professor Anísio Teixeira, Vilhena Alves e Professor Francisco da Silva Nunes, certificou mais 318 técnicos na quinta-feira (3).

Para o titular da Sectet, Victor Dias, as formaturas celebram o fortalecimento da qualificação profissional no Pará. "Certificamos 318 novos profissionais, prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com a qualificação necessária. A formação técnica e a certificação por saberes e competências não apenas reconhecem o conhecimento adquirido ao longo de suas trajetórias, mas também impulsionam nossa economia ao colocar profissionais especializados em diversas áreas", afirmou.

O secretário enfatizou ainda que essa conquista representa um avanço para o desenvolvimento local. "Esse é um passo importante para o progresso regional, e nossa missão é continuar oferecendo oportunidades para que mais pessoas possam alcançar o grau técnico", completou Victor Dias.

Eficácia - A certificação por competência tem se mostrado uma estratégia eficaz para integrar profissionais ao mercado de trabalho, reconhecendo suas experiências e conhecimentos prévios, o que contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Na Escola Técnica Anísio Teixeira, 183 novos técnicos concluíram a certificação por saberes e competência. A diretora da Eetepa Anísio Teixeira, Luiza Magno, ressaltou a importância do momento para a Escola e os formandos: "Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado até aqui. Esta certificação é o reconhecimento de todo o esforço e dedicação dos nossos alunos, e é um passo decisivo para que eles entrem no mercado de trabalho com confiança, com toda a experiência agora aliada à diplomação”, disse a gestora.

Concluintes celebram a conquista profissionalVesparsiano Raimundo dos Santos, que concluiu os cursos de Técnico em Mecânica Pesada e Mecânica Industrial, destacou a importância do diploma para sua carreira. "Ter o certificado marca minha trajetória profissional de maneira positiva. Só a experiência não basta. O diploma garante que estou preparado para assumir qualquer função", afirmou.

Na Escola Técnica (EETEPA) Francisco da Silva Nunes, situada no bairro Marambaia, 96 alunos concluíram os cursos técnicos de Nutrição, Farmácia e Meio Ambiente. Entre os formandos, Viviane de Souza Fortunato destacou a relevância do curso Técnico em Meio Ambiente em sua vida acadêmica e pessoal. "O curso me proporcionou diversas oportunidades, incluindo premiações e publicações científicas. Agora formada, espero ser absorvida em projetos relacionados à COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas)", frisou.

Superação - A vice-diretora Pedagógica Anadeiva Portela, celebrou a conquista dos alunos e o papel da Escola na superação de desafios. "Sabemos como pode ser difícil chegar até este momento, e fazemos questão de celebrar cada conquista", declarou.

A Escola Técnica Vilhena Alves formou 26 alunos no Curso Técnico em Informática e sete alunos em Rede de Computadores. “Aprendemos muita coisa na área de tecnologia. É meu primeiro curso, e a Escola Técnica me possibilitou essa formação. Espero que eu possa me especializar na área”, disse Eigla dos Santos, que concluiu o Curso em Informática.

A cada certificação, a Sectet reforça o compromisso com a educação técnica e profissionalizante de qualidade, garantindo oportunidades para moradores dos 144 municípios do Pará. Com ênfase na inclusão e no desenvolvimento regional, a Secretaria promove iniciativas que visam capacitar a população para o mercado de trabalho, alinhadas com as demandas atuais e futuras.

Texto: Carla Couto – Ascom/Sectet