Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar completa 13 anos com mais de 2.800 milhões de atendimentos

Unidade do governo estadual é referência e tem 97% de aprovação dos usuários

Por Ascom (Ascom)
04/10/2024 08h12

Com uma média de satisfação dos usuários de 97%, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, compartilha celebração pelos seus 13 anos, na quinta-feira (3), oferecendo atendimento de média e alta complexidade à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS), que, desde 2016 até agosto de 2024, garantiu 2 milhões, 884 mil e 14 atendimentos de qualidade, seguros e humanizados.

"A Sespa se orgulha de ter o Hospital Jean Bitar como parte de sua rede de atendimento à população. É uma unidade moderna e com atendimento humanizado. Vamos trabalhar para que o hospital siga comprometido com o atendimento de excelência à população", ressalta a secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz.

A equipe multiprofissional contabilizou exatos 351.024 consultas, 2.477.542 exames, 19.438 internações, 21.775 cirurgias e 14.235 curativos, totalizando 2.884.014 atendimentos em suas áreas de referência. A unidade é referência estadual na realização de procedimentos gastrointestinais e no tratamento de doenças como obesidade, diabetes, com destaque para as cirurgias bariátricas e otorrinolaringológicas, além do atendimento a usuários transgêneros.

Obesidade Zero

A gerente assistencial do HJB, Alexandra Macedo, destaca programas mais relevantes oferecidos aos usuários, entre eles, “Programa Obesidade Zero”, - lançado em 10 de setembro de 2020, pelo governo do Pará. A iniciativa chegou ao quarto ano de atividades transformando vidas com a realização de 1.650 cirurgias, resultado do trabalho que garante o acesso gratuito à cirurgia bariátrica, pela técnica de vídeo, aos pacientes diagnosticados com a necessidade dessa intervenção.

Entre os usuários beneficiados pelo programa, está  José Lopes Vasconcelos Júnior, de 50 anos, que compartilha sua satisfação com o atendimento no hospital Jean Bitar, onde ingressou no programa Obesidade Zero. Ele se inscreveu online em 2021 e, em maio de 2022, já passou pela cirurgia, recebendo acompanhamento da equipe multiprofissional para se preparar para o procedimento.

“Fui muito bem atendido pela equipe do hospital. Sou muito grato pela assistência recebida. Meu único arrependimento é não ter feito meu cadastro no programa Obesidade Zero antes”, pontuou o corretor de imóveis, que chegou a pesar cerca de 130 quilos e hoje festeja os atuais 89 quilos.

Outro programa também criado pelo Governo do Pará, em maio de 2022, o “Projeto Casulo”, é responsável pelo atendimento ambulatorial e hospitalar de pessoas transexuais no estado. Atualmente, o projeto oferta consultas com especialistas e exames laboratoriais na Policlínica Metropolitana, em Belém, além de cirurgias plásticas realizadas no Hospital Jean Bitar.

O colaborador Edson Miranda da Trindade, auxiliar Administrativo, comenta que o hospital representa não apenas seu legado de cuidado e respeito à vida, mas também a esperança para muitos que encontram tratamento e acolhimento.

“Agradecemos a todos os profissionais que, com dedicação e empatia, enfrentam os desafios da saúde diariamente. Hoje, comemoramos não só o tempo passado, mas também os avanços na medicina e o impacto positivo nas vidas das famílias atendidas. Parabéns e obrigado a todos que fazem parte dessa história!”, finalizou.

O diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, agradece a equipe multiprofissional pelo atendimento de excelência aos usuários. "É com grande alegria que celebramos os 13 anos da nossa unidade hospitalar. Ao longo dessa jornada, conquistamos vitórias importantes, sempre com foco no atendimento humanizado e na excelência em cuidados de saúde. Este sucesso é fruto do trabalho e dedicação de cada colaborador. Juntos, continuaremos avançando e fazendo a diferença na vida de tantas pessoas. Parabéns a todos que fazem parte dessa história!", frisou o administrador hospitalar ao estender os agradecimentos ao Governo do Pará, via secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Gestão de excelência - A unidade mantém a renovação do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Saúde (ONA), nível 2, ou seja, a Acreditação Plena, um dos mais importantes indicadores de qualidade e segurança do setor da saúde no país. A nova meta é o nível 3, Acreditação de Excelência.

Gestão Sustentável - A unidade hospitalar realiza ações sustentáveis desde 2016, com destaque para 15 Minutos da Sustentabilidade, que inclui palestras internas e externas sobre educação ambiental; horta hidropônica, totalmente natural e livre de agrotóxicos; jardim vertical e espaço sensorial; descarte correto e reaproveitamento de resíduos gerados na unidade; doação de materiais recicláveis para cooperativa em Belém, que beneficia mais de 50 famílias com o Projeto Reciclação.

O HJB, pelo 6º ano consecutivo, conquistou a certificação nacional em Nutrição, o Selo Green Kitchen (Cozinha Verde), concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes da Universidade de São Paulo (Fupam/USP).

Há oito anos, o HJB recebe o certificado “Selo Ouro” por contribuir para a diminuição da emissão de Gases de Efeito Estufa.

Programação comemorativa - Para compartilhar a celebração pelo 13º aniversário da unidade, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou evento na Recepção reunindo colaboradores, usuários e acompanhantes em um clima de acolhimento, integração e confraternização, que teve início com a celebração de culto ecumênico em agradecimento à data com o diácono Ailton Carlos, da Basílica Santuário de Nazaré; e da  colaboradora, a enfermeira Érika  Mariana Borges,  que faz parte da Paz Church Belém.

A solenidade contou ainda com música ao vivo com a parceria da Banda da Guarda Municipal, com apresentação do músico, Mauro Cristiano. No decorrer da programação, houve relatos de vivências positivas do usuário, José Lopes Vasconcelos; e do colaborador Edson Miranda da Trindade. Ao final, teve parabéns com bolo.

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço:

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e, em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro do Umarizal, em Belém, mais informações pelo (91) 3239.3800.

Texto de Marcelo Zeno e Vera Rojas