Governo do Estado entrega cheques do Bora Estudar aos alunos de Oriximiná
O Bora Estudar tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar por meio de bonificação os alunos que tiveram melhor desempenho na escola
O Governo do Pará fez a entrega de mais um lote dos cheques do Programa Bora Estudar aos estudantes de municípios da Região de Integração do Baixo Amazonas. Nesta terça-feira, 1º de outubro, foram contemplados pelo benefício 56 alunos das Escolas Estaduais de Ensino Médio Padre José Nicolino e Dr. Almir Gabriel, ambas no município de Oriximiná.
O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve presente na cerimônia de premiação e destacou o trabalho da comunidade escolar para que a educação paraense alcançasse os melhores resultados.
“Quero agradecer a todos que colaboraram, de maneira direta ou indireta, todos que sonharam juntos para que nós pudéssemos hoje estar vivendo esse momento. Aqui quero também fazer um cumprimento aos alunos da rede pública do Estado, que foram os melhores alunos, com as melhores notas. Através de um programa de incentivo do governo, cada melhor aluno de cada sala recebe R$ 10 mil de material de construção para poder melhorar a casa, para poder retribuir ao pai e à mãe aquilo que a família investe para que as pessoas possam ter um horizonte a partir da educação, e aqui as escolas têm participado ativamente desse movimento. Minha gratidão a todos vocês", disse o governador.
Em Curuá e Óbidos, 120 cheques foram entregues na segunda-feira (30), com a realização de programação local. Em Terra Santa, Faro e Juruti, a agenda de entrega das bonificações ocorrerá durante o mês de outubro. No total, serão contemplados 380 estudantes dessas unidades escolares pertencentes à Diretoria Regional de Ensino de Óbidos (DRE/Seduc).
Premiado pelo seu desempenho na Escola de Ensino Médio Almir Gabriel, Flávio da Costa Batista diz que todo o incentivo na educação é importante e que ao receber a bonificação pretende planejar com os pais a melhor forma de aplicar os recursos na reforma da casa. “A educação no Brasil vem sendo negligenciada todo esse tempo. Essa política do Governo do Estado é um passo importante no rumo de melhorar a educação”, disse o aluno, que mandou um recado ao governador: “Olá, governador, muito obrigado por ter feito esse trabalho, pioneiro no Estado. Valeu por esse incentivo e que continue assim”.
Outra estudante contemplada pelo Programa é Monize Dias Almeida, da Escola Padre José Nicolino de Souza, que expressou toda a sua alegria ao saber que tinha sido uma das melhores alunas da sua turma. Ela conta que o cheque veio em boa hora. Com a mudança da família para uma nova casa, ela já planeja aplicar o dinheiro na reforma do quarto. “Desde novinha eu sempre me esforcei muito. Quando eu soube que era um prêmio por ser a melhor da turma, eu fiquei muito feliz. Foi muito gratificante pra mim saber que o meu esforço foi reconhecido”.
Incentivo - Criado pelo Governo do Pará e executado pela Secretaria de Estado de Educação, o Bora Estudar tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar por meio de bonificação os alunos que tiveram melhor desempenho na escola ou obtiveram nota a partir de 900 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O benefício entregue aos alunos no valor de R$10 mil, garante a construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de sua moradia.