Cosanpa monitora estiagem no Baixo Amazonas para assegurar o abastecimento à população
Companhia realiza série de serviços para minimizar efeitos do clima
Monitoramento em SantarémDurante o mês de setembro, pelo menos dois decretos dos governos Federal e Estadual, estabeleceram a situação de alerta para os impactos causados pelas altas temperaturas e estiagem em municípios paraenses. O objetivo dos governos, nos decretos, é conter os impactos das queimadas e da redução dos níveis de água em reservatórios, rios e aquíferos, que geram prejuízos em atividades econômicas essenciais e na qualidade de vida da população.
Alguns dos municípios mais afetados estão localizados na região do Baixo Amazonas, onde a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vem desenvolvendo uma série de serviços e monitoramento dos sistemas de captação e distribuição de água para garantir o atendimento à população.
Dragagem em Oriximiná“Dos 52 municípios de atuação da Cosanpa, nove estão no Baixo Amazonas onde este período do ano sempre é impactante pelo rebaixamento natural dos rios. Por isso, já havíamos feitos reforços em tubulações das bases dos sistemas de captação e outros serviços necessários. Diante do cenário atual, essas medidas foram intensificadas e os resultados estão sendo acompanhados de perto por nossas equipes técnicas e diretorias”, destacou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior.
Entre os últimos serviços realizados pela Cosanpa no Baixo Amazonas estão: a dragagem na área de captação de água dos rios Trombetas e Tapajós, em Oriximiná e Itaituba, respectivamente. Em Santarém, quatro sistemas de distribuição de água para os bairros da área central receberam serviços de manutenção e substituição de equipamentos.
Dragagem em Itaituba“A partir do monitoramento do nível do rio Tapajós, conseguimos fazer os serviços em tempo hábil. Para cada município, disponibilizamos a infraestrutura necessária para o serviço como mergulhadores, balsas com rebocador e máquinas escavadeiras. Os primeiros resultados de melhora do abastecimento e segurança para os sistemas já foram obtidos. Mas vamos continuar monitorando todo o cenário climático e tomar as medidas necessárias para entregarmos nossos serviços”, acrescentou o diretor de Operações da Cosanpa, Antônio Crisóstomo.
Além dos serviços nos sistemas de abastecimento, representantes da diretoria da Cosanpa visitaram os polos de atendimento da companhia em Oriximiná, Monte Alegre, Itaituba, Faro e Alenquer, onde foram levantadas informações relacionadas à infraestrutura operacional e administrativa.
Texto: Marcelo Leite e Meliny Campos (Ascom/Cosanpa)