Sejudh abre inscrições para I Seminário de Integração da Rede de Atendimento à Pessoa Idosa
Buscando mobilizar instituições públicas e a sociedade civil para uma reflexão sobre a realidade de violência contra pessoas idosas no Pará, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), através da Gerência de Proteção ao Idoso (GPI), realiza, no próximo dia 19 de novembro, o “I Seminário de Integração da Rede de Atendimento a Pessoa Idosa”, que visa colaborar com o enfrentamento deste ato gerador de tantos problemas sociais. O evento será realizado no auditório Agostinho Monteiro, do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), das 08h às 17h. As inscrições podem ser feitas através do site da Sejudh (www.sejudh.pa.gov.br) ou pessoalmente no dia do evento.
Serão debatidos temas como o Estatuto do Idoso, previsto na Lei nº 10.741/2003; Direitos Humanos e a Pessoa Idosa; Panorama da Violência contra Idosos; Políticas Públicas e a Garantia de Direitos Sociais. Contará também com uma mesa de discussão sobre a Rede de Atendimento à Pessoa Idoso no Estado do Pará, além de apresentações do Coral do Centro da Terceira Idade Palacete Bolonha e do Grupo de Dança Vida Ativa.
Para a gerente de Proteção ao Idoso, Rocilene Nascimento, é fundamental que a população tome conhecimento da atuação da Rede no Estado. “Através da compreensão do trabalho da Rede de Atendimento a Pessoa Idosa, os idosos poderão saber até mesmo onde buscar ajuda quando estiverem em situação de violência e precisarem de auxílio na garantia de seus direitos”, diz.
Segundo a Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD/2012), nos últimos anos o número de pessoas com idade acima de 60 anos no Brasil tem aumentado de forma significativa no contexto da pirâmide de crescimento populacional. Proporcionalmente ao crescimento da taxa de longevidade da população, os índices de violência contra a pessoa idosa também aumentaram. Os registros apresentam anualmente uma média de 3.000 denúncias, com destaque para os maus tratos, abandono e violência financeira.
Esse cenário desenhado entre a pessoa idosa e a violência tem gerado uma urgência em assegurar, no processo de envelhecimento, a plena proteção e promoção dos direitos humanos e liberdades fundamentais dos idosos. Desta maneira, a GPI/Sejudh busca construir ações e alternativas que procurem garantir o acesso a informação e a garantia desses direitos, através da articulação com os diversos parceiros e a sociedade civil.
P R O G R A M A Ç Ã O
19 de Novembro
8h - Credenciamento
8h30 – Mesa de Abertura: SEJUDH, CEDPI, Polícia Civil, SEASTER, Ministério Público, FUNPAPA, OAB
- Apresentação do Coral do Centro da Terceira Idade Palacete Bolonha
9h20 – Palestra Estatuto do Idoso – Lei 10.741/2003: Dra Adriana Simões (MP)
10h10 – Palestra Direitos Humanos e a Pessoa Idosa: Dra Letícia Bitar (OAB)
11h20 - Palestra: Panorama da Violência contra Idosos: Delegada Simone Edoron (PC)
12h10 - Almoço
14h00 – Palestra: Políticas Públicas e a Garantia de Direitos Sociais: Célia Borges (Funpapa)
15h00 - Mesa A Rede de Atendimento à Pessoa Idoso no Estado do Pará: Funpapa, SEJUDH, SESPA, SEDUC, CEDPI, SEASTER, Delegacia da Idoso
16h30 – Apresentação de Encerramento: Grupo de Dança Vida Ativa