EETEPA Deodoro de Mendonça celebra formatura de 87 novos técnicos em Belém
Os cursos promovidos pela EETEPA formam profissionais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho
A escola de ensino técnico do Pará (EETEPA) Deodoro de Mendonça formou 87 alunos dos cursos técnicos de Informática, Rede de Computadores e Segurança do Trabalho. O evento aconteceu no último final de semana no auditório da Faculdade Estácio de Belém e contou com a presença de autoridades, professores, familiares e amigos dos formandos.
Entre os participantes estavam Valéria Barros, psicóloga do Núcleo Sociopsicopedagógico da Diretoria de Ensino Técnico (DETEC) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), além do vice-diretor da EETEPA, Márcio Oliveiros Alves da Silva, e os coordenadores dos cursos: Cristiano Silva (Informática), Luiz Ferreira (Redes de Computadores) e Caio Nogueira (Segurança do Trabalho).
Valéria Barros destacou a importância do ensino técnico para o desenvolvimento profissional e para o mercado de trabalho no estado. "A certificação de 87 novos profissionais através da EETEPA Deodoro de Mendonça reflete o empenho de uma equipe técnica e pedagógica dedicada a formar profissionais qualificados para atender as demandas do mercado", afirmou.
A SECTET está qualificando o ensino nas 37 EETEPAs do Pará, oferecendo recursos como equipamentos modernos, cursos, palestras e oficinas que complementam a formação dos alunos, ampliando suas chances de sucesso profissional.
O vice-diretor da EETEPA, Márcio Oliveiros, ressaltou a importância da formatura para os novos técnicos: "Este é o início de uma nova fase, onde o esforço e a dedicação dos alunos se convertem em oportunidades reais no mercado de trabalho. Estamos extremamente orgulhosos de cada um que alcançou essa conquista" ratifica Márcio.
Já Bruna Oliveira, uma das formandas do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, expressou seu entusiasmo ao finalizar o curso e projetar suas perspectivas profissionais. "O curso foi uma realização pessoal e profissional. Sinto-me preparada para atuar na área de segurança, especialmente com a chegada de grandes eventos como a COP30, que certamente abrirão portas para novas oportunidades", afirmou.
Leticia Ferreira, colanda do curso de Redes de computadores, diz que o curso foi muito importante, pois já atua na área, sendo a sua primeira graduação em administração e todo o conhecimento adquirido está posto em prática quando há uma emergência técnica. “Eu consigo resolver qualquer problema técnico de imediato, o curso veio para somar com a minha formação como administradora. É importante ver na prática todo nosso esforço de anos estudando” destacou a aluna.
A cerimônia de formatura simboliza mais uma etapa no compromisso da EETEPA Deodoro de Mendonça em promover educação técnica de qualidade e formar profissionais prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.