Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Fundação Carlos Gomes promove oficina de musicalização para cerca de 150 crianças em Marabá

A iniciativa faz parte da estratégia do projeto "MuSicar", que promove oficinas e capacitações voltadas para jovens, crianças e adolescentes, que têm a oportunidade de participar das aulas para adquirir conhecimento musica

Por Fabiana Otero (FCG)
30/09/2024 17h35

Para expandir o ensino musical de qualidade por todo o Estado, a Fundação Carlos Gomes, por meio da Diretoria de Interiorização, promoveu até a última sexta-feira, 27, a oficina de musicalização, que neste mês beneficiou cerca de 150 crianças, que estudam na Escola Aquarela, no bairro da Liberdade, em Marabá, sudeste paraense. A iniciativa faz parte da estratégia do projeto "MuSicar", que promove oficinas e capacitações voltadas para jovens, crianças e adolescentes, que têm a oportunidade de participar das aulas para adquirir conhecimento musical.

Segundo a professora de música responsável pela oficina de musicalização, Mikaely Lima, as aulas ocorreram ao longo deste mês, uma vez por semana, durante o horário das atividades escolares. "Com a realização do projeto, conseguimos atender os alunos do maternal até o quinto ano, na faixa etária de 3 a 10 anos. Notamos que a receptividade dos estudantes foi excelente, todos gostaram de participar das aulas de musicalização, que incluíram lições sobre ritmo e flauta doce", destacou.

A aluna Ana Cecília Sena, de 8 anos, conta que aprendeu bastante durante a oficina de musicalização e conseguiu aprimorar o seu conhecimento musical. "Para mim está sendo bom participar da atividade, pois gosto muito de tocar instrumentos, me sinto feliz e animada. Já aprendi a tocar algumas músicas na flauta doce", destacou.

Já a gestora da Escola Aquarela, Dalila Farias, celebra a parceria entre a instituição de ensino e a Fundação Carlos Gomes, que possibilitou a realização da oficina de musicalização para proporcionar aos alunos uma atividade voltada para a educação musical. "Sem dúvida, essa ação trouxe muitos resultados positivos com relação ao desenvolvimento das crianças, então a gente percebe o interesse deles pela música e, além disso, sabemos que o ensino da música no ambiente escolar é transformador", destacou.

Interiorização

Segundo o superintendente da Fundação Carlos Gomes, Gabriel Titan, a instituição vem investindo em ações voltadas para o ensino musical de qualidade no interior do Estado. "Neste ano, já conseguimos levar oficinas e capacitações para 15 municípios, com isso descentralizamos a atuação da instituição e conseguimos proporcionar aulas de música para a população, que vive em regiões mais distantes. Até final deste ano, continuaremos cumprindo nosso cronograma de atividades, incluindo as oficinas de musicalização, que contribuem para os primeiros passos voltados para a formação de futuros músicos", ressaltou.

Neste ano, a instituição já promoveu ações direcionadas para o ensino musical nos municípios de Castanhal, Vigia, Magalhães Barata, Muaná, Terra Alta, São Miguel do Guamá, Ponta de Pedras, Breves, Marapanim, Acará, São Sebastião da Boa Vista, Belém, Marabá, Cachoeira do Arari e Almeirim.

Texto com colaboração de Emilly Coelho