Hemopa leva coleta externa de sangue a colégio na Augusto Montenegro
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) faz neste sábado (7), das 8h às 15h, campanha externa de coleta de sangue em parceria com o Colégio Pequeno Príncipe, na Rodovia Augusto Montenegro, com meta de 100 coletas. A ação é parte das atividades da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do hemocentro, através do Programa Doador de Sangue do Futuro, que encaminhou em 2014, aproximadamente 3 mil candidatos à doação voluntária de sangue.
A titular da Gecad, Juciara Farias, informa que esta é a primeira atividade em parceria com o colégio. “Acreditamos na proposta da escola de educação em saúde. Nesse sentido, nosso programa soma-se à linha de atuação do corpo docente em promover a doação de sangue entre alunos e comunidade próxima”, comenta.
Entre as ações prévias realizadas pelos técnicos da Fundação com professores e alunos do Pequeno Príncipe, destacam-se as palestras e visitas monitoradas à sede do hemocentro. “Estes momentos são importantes, pois repassamos informações do passo a passo da doação voluntária de sangue e do cadastro de doadores de medula óssea, finalizando com o Hemotur aos laboratórios e área de coleta. Nossa expectativa é de superação da meta estabelecida”, afirma Juciara Farias.
No próximo dia 14, o Hemopa realizará campanha na Escola Madre Celeste, em Icoaraci. Em dezembro será a vez da Escola Oneide de Souza Tavares, no conjunto Cidade Nova VI, em Ananindeua, dia 5. Sempre das 8h às 15h, com a meta de 100 coletas.
O programa Doador de Sangue do Futuro é um trabalho educativo desenvolvido pelo Hemopa desde 2004 que visa levar a escolas de ensino fundamental e médio, públicas e particulares, informações sobre o ato de doar sangue, contribuindo para a formação de uma nova cultura em relação à doação.
A escola que tiver interesse em participar do Programa Doador de Sangue do Futuro pode entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 e 3242-9100 (ramais 205/243) ou pelo e-mail captacao@hemopa.pa.gov.br.
Com relação às campanhas internas na sede do hemocentro, o cronograma de novembro prossegue com a realização das seguintes ações: Departamento de Trânsito do Estado (Detran), de 9 a 14; Corpo de Bombeiros; dia 16; Hospital Ophir Loyola e Ativistas pela Paz, dia 21.
Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que pese acima de 50 quilos e que tenha entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum – ao contrário, o doador deve estar bem alimentado. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, basta ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. É necessário portar documento de identidade original e com foto.
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.