Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Alunos-atletas embarcam para Jogos Escolares da Juventude em Londrina

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/11/2015 16h41

Alunos-atletas das escolas públicas e particulares dos municípios de Acará, Ananindeua, Belém, Bragança, Castanhal, Marabá, Paragominas, Tracuateua e Xinguara integram a comitiva que vai representar o Pará nos Jogos Escolares da Juventude, categoria B, de 15 a 17 anos, no período de 12 a 22 de novembro, em Londrina, no Paraná. A primeira parte da delegação embarca na noite deste domingo (8), com os atletas que disputarão as categorias individuais.

As provas individuais de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez serão disputadas no período de 12 a 15 de novembro, enquanto as provas coletivas de basquetebol, futsal, voleibol e handebol ocorrem entre os dias 17 a 21 de novembro.

Na ginástica rítmica feminina, as atletas Evellen Morielly Andrade Ramos, da Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri, e Luciana Santos, da Escola Salesiana do Trabalho, intensificaram os treinos para fazer uma boa classificação por equipe. “Em média, são mais de 40 meninas de todo o Brasil que estão disputa, então a expectativa é que elas melhorem a nota do Pará com a soma das provas das duas atletas”, diz a técnica Lena Barroso, do Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para a prova de maças, a atleta Evellen Ramos, 17 anos, terá um minuto e 30 segundos para fazer uma apresentação simples, mas de qualidade, retratando o gingado paraense na coreografia inspirada no carimbó “Ai Menina”, da cantora Lia Soares. “Meu objetivo é fazer uma boa coreografia e levantar a ginástica rítmica do Pará”, comentou.

Natação – A atleta Ana Sofia Oliveira Valente, 16 anos, da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, está entre os 16 nadadores paraenses que vão competir em Londrina. Antes de embarcar pelo quarto ano consecutivo para os Jogos Escolares, e com boas chances de medalha, a nadadora aproveita para garantir mais um título no Campeonato Paraense de Natação, que ocorre desde o último dia 3, no Ginásio Superior de Educação Física, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Os Jogos Escolares da Juventude são a etapa nacional dos Jogos Estudantis do Pará, que ocorreram em agosto, em Belém. A primeira etapa dos Jogos Escolares foi em setembro, com os atletas das modalidades da categoria A, de 12 a 15 anos. Trata-se da maior competição estudantil do Brasil criada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio do Ministério do Transporte e do Grupo Globo.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, Ana Glória Guerreiro, é por meio dessas disputas que novos talentos podem participar das seleções olímpicas e representar o Brasil em outras competições. “Já tivemos casos de atletas da rede pública que se tornaram membros de seleções olímpicas e continuamos trabalhando para isso. Isso também faz parte de uma das ações do Pacto Pela Educação como forma de gestão dos vários tipos de educação que constituem a educação paraense. Os projetos de esportes evitam também a evasão escolar, pois criam um compromisso do aluno com a escola e com o esporte”, conclui.