Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Seminário apresenta experiências turísticas de sucesso no Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/11/2015 17h47

O turismo como vetor de desenvolvimento econômico e transformador da realidade social. Este é o mote do seminário técnico "Gente como a gente investindo em turismo", promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), nesta sexta-feira (6), durante a programação da feira Pará Negócios, no Hangar.

O evento foi aberto pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. "A gestão pública é uma facilitadora para a iniciativa empresarial na formação de um arranjo produtivo que proporcione o desenvolvimento econômico. A sinergia entre poder pública e a iniciativa privada é fundamental. Sem empresários não há negócios", disse.

Pela manhã, o seminário reuniu as experiências bem sucedidas dos municípios de Marituba, Igarapé-Açu, Vitória do Xingu e Paragominas, que tem conseguido fazer do turismo uma ferramenta a serviço do desenvolvimento local. "Queremos usar o turismo como atrativo, e que com ele possamos transformar o município", frisou a prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Uesugi. Para o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, é preciso que cada município descubra sua vocação turística. "A nossa é o turismo de negócios e eventos, que hoje incentivamos e buscamos ampliar", garantiu.

O secretário municipal de Turismo de Vitória do Xingu, Darli Costa, falou da importância da atividade para o crescimento sustentado do município. “Com a chegada Usina Hidroelétrica de Belo Monte, começamos a planejar o que poderia gerar emprego e renda por meio do turismo com as nossas belezas naturais, Volta Grande do Xingu, ecoturismo, pesca esportiva do ‘Pesque e Solte’, negócios, eventos e visitação a barragem”, contou.

O prefeito de Marituba, Mário Filho, falou do projeto preparado para ocupar os galpões da antiga estrada de ferro Belém-Bragança, localizados na BR-316, atualmente, trabalhados no programa da Rota Turística. “Já temos um projeto básico pronto para ocupação daqueles galpões. Neles construiremos um centro de convenções, uma exposição permanente de flores regionais e o museu histórico municipal, contando a nossa história e também da ferrovia. Quando estiver tudo pronto, será um dos principais pontos de visitação da rota turística”, assinalou.

No período da tarde, empresários ligados à cadeia produtiva do turismo, como o Point do Açaí, Fazenda Hotel Vitória, EcoPark São Joaquim, Fazenda Bacuri e a comunidade quilombola África e Laranjituba apresentaram seus cases de sucesso ao público presente, incluindo a abertura de novas frentes de negócios em outros municípios do Estado.