Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Etsus forma 47 técnicos em saúde bucal da região do Marajó

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/11/2015 19h34

Com o objetivo de promover a formação técnica de profissionais para que possam atuar de forma consciente e participativa, como agentes de consolidação das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de saúde bucal, ocorreu nesta sexta-feira (6), na Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (Etsus), em Belém, a solenidade de conclusão da décima turma do curso de técnico em saúde bucal, oferecido pela instituição, que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento foi iniciado com a mostra de trabalho dos alunos e encerrado com a diplomação de 47 participantes.

“Existem duas modalidades de atendimento de saúde bucal. A primeira só comporta o dentista e o auxiliar e a segunda comporta dentista, auxiliar e técnico, usando duas cadeiras. Após o atendimento com o dentista o paciente é encaminhado para a cadeira do técnico para finalização do procedimento. Os técnicos têm formação e autorização legal para atender determinados tipos de procedimentos. O Pará tem 21 equipes da modalidade I e 700 da modalidade II. Com essa formação estaremos aumentando a quantidade de equipes para segunda modalidade e contribuindo para melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas”, explicou o coordenador estadual de Saúde Bucal, Evaldo Bichara Filho.

Participaram do curso profissionais de Belém, Muaná, Salvaterra, Portel, Chaves, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Bragre e Breves. A Escola Técnica do SUS vem contribuindo para a qualificação dos trabalhadores estaduais do SUS por meio de cursos de formação técnica de nível médio e profissional dos trabalhadores da área da saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do sistema.

“Essa é uma turma direcionada à região do Marajó I e II. No total, já formamos 400 técnicos em saúde bucal pela escola no Estado. Essa é a décima turma, do ano de 2013 a 2015. Para se implantar a modalidade dois em saúde bucal precisa haver um técnico, então essa qualificação vai melhorar tanto na atenção básica quanto na média complexidade na área de saúde bucal. A próxima turma será em Santarém, dia 3 de dezembro”, disse a gerente da Etsus, Rafaela Chiappetta.

Para Douglas Nunes, de Muaná, a expectativa após o curso é entrar na área como técnico. “Meu objetivo é melhorar a oferta para o município e proporcionar qualidade na saúde bucal. O técnico pode trabalhar separado do dentista e dar continuidade no seu trabalho e hoje tenho mais segurança para realizar este trabalho”, frisou.

O curso foi composto por módulos teóricos e práticos com atividades em estágios supervisionados e atendimentos aos pacientes. Além das questões administrativas e preventivas, o técnico de saúde bucal é responsável por procedimentos clínicos como raspagem, restauração, raio-x e remoção de suturas. Também é capacitado para participar de ações de promoção, recuperação e manutenção da saúde bucal, trabalhando em equipes específicas e multiprofissionais.