Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Escola Técnica de Cametá certifica 100 alunos do Projeto 'Amazon Maker'

Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a construção, conserto e recriação de diversos tipos de objetos por meio do suporte de tecnologias de ponta

Por Governo do Pará (SECOM)
26/09/2024 21h47

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), por meio da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) o Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (CIEBT) certificou, nesta quinta-feira, 26, cerca de 100 alunos que fizeram parte do projeto "Amazon Maker". 

A iniciativa tem um total de 120 horas de carga horária e oferece aulas nas áreas de Informática Básica, Modelagem e impressão 3D e Programação em Robótica. O objetivo principal do projeto é o "Faça você mesmo". Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a construção, conserto e recriação de diversos tipos de objetos por meio do suporte de tecnologias de ponta.

No CIEBT, o laboratório do "Amazon Maker" tem gerado excelentes resultados e conta com uma variedade de alunos de diferentes cursos, como Técnico em Informática, Administração, Agroecologia e Manutenção de suporte de computadores.

O professor e coordenador do projeto, Eliel Pantoja, frisou sobre o impacto transformador dessa iniciativa para os estudantes da escola.  “Em uma área onde o acesso à tecnologia muitas vezes é limitado, o laboratório abre portas para o futuro, oferecendo ferramentas como informática, robótica e impressão 3D que conectam esses alunos ao mundo”, afirmou o professor.

Eliel acrescenta que a iniciativa abre portas para que esses estudantes enxerguem novas possibilidades profissionais e sejam exemplos para suas comunidades. “É um passo essencial para romper barreiras e gerar oportunidades reais em um contexto muitas vezes esquecido”, ressaltou.

Alice Lorena da Silva, do segundo ano de Agroecologia, destacou que o “Amazon Maker” lhe proporcionou novas experiências e aprendizagens. “Para mim foi uma experiência incrível, foi a primeira vez que pude ter contato com algo tão diferenciado. Ter a oportunidade de criar programas no computador, robôs e objetos na impressora 3D foi algo muito legal e divertido”, disse a estudante.

A aluna do primeiro ano de Informática, Maria Eduarda Oliveira, falou sobre a importância do “saber-fazer” adquirido durante as aulas por ela e seus colegas. “O Laboratório Maker proporcionou, em nossa escola, novas e incríveis experiências. Foi um momento de muito conhecimento adquirido com sucesso, tanto para mim quanto para outros alunos”, expressou ela.

A diretora da unidade, Lidiane Gonçalves, manifestou a sua satisfação com os resultados que o projeto tem proporcionado aos estudantes. “Tudo que envolve a tecnologia fascina, e quando ela é potencializada como instrumento pedagógico, o processo de ensino só se fortalece, promovendo um aprendizado multidisciplinar e ajudando os alunos a desenvolverem competências como o pensamento crítico e criatividade”, completou a diretora.


Texto: estagiário Deivid Martins / Ascom Sectet