HRPM aborda segurança do paciente com colaboradores, usuários e acompanhantes
A iniciativa buscou aumentar a conscientização sobre a importância de diagnósticos precisos
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na região de Integração Marajó, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), realizou a "Semana da Segurança do Paciente", com programação nos dias 23 e 24 de setembro, abordando o tema: "Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente". A iniciativa buscou aumentar a conscientização sobre a importância de diagnósticos precisos e oportunos na segurança do paciente, e contou com cerca de 154 participantes, entre colaboradores, usuários e acompanhantes, em diversos setores do hospital.
Maria Iza Gonçalves, enfermeira do NQSP, explica que a campanha desse ano reforça, junto à equipe do hospital e aos pacientes, a importância dos protocolos de segurança já implementados pelo HRPM, destacando seu papel fundamental na proteção dos pacientes. Além disso, a campanha de 2024 traz como tema o "diagnóstico seguro", sendo uma área em que o hospital já vem desenvolvendo ações. Esse ano, foi implementado uma dinâmica inovadora: um jogo interativo que pontuava práticas essenciais para alcançar diagnósticos mais precisos e assertivos.
“Por intermédio desse jogo, demonstramos o passo a passo da construção de um diagnóstico, incluindo elementos como a anamnese e a avaliação física. Além disso, abordamos a interpretação necessária para identificar quais exames são indicados em cada caso, para chegar a um diagnóstico preciso. Desde o momento em que o paciente inicia o atendimento, ele já está inserido nesse processo de construção diagnóstica, no qual a atuação da equipe multiprofissional é fundamental para desenvolver hipóteses diagnósticas”, finalizou.
Aprovação - Marcilene do Amaral Santos, de 30 anos, expressa satisfação com a dinâmica, destacando que foi uma atividade envolvente e educativa. Além disso, ela valoriza o aprendizado adquirido, especialmente em relação aos cuidados com a saúde.
“Durante a ação explicaram todas as etapas do diagnóstico de forma clara, o que achei muito importante e educativo. A explicação foi excelente e, com a ação, temos mais confiança de que o diagnóstico está sendo construído corretamente. Foram várias dinâmicas interessantes. O HRPM é um hospital muito bom, sempre nos atende com muito carinho. Fico muito feliz em encontrar profissionais que realmente se importam com os pacientes”, disse a moradora de Breves.
Segurança do paciente – Em 2024 o HRPM manteve, pela quarta vez consecutiva, sua certificação de hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A manutenção do reconhecimento nacional da ONA 1, atesta que a instituição é considerada ‘Acreditada’, ao cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos, o que gera mais segurança na assistência aos usuários atendidos. A certificação é resultado da auditoria realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes, sendo dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, n.º 1.266, Bairro Centro, Breves/PA. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim