HGT promoveu ação pelo Dia Mundial do Coração com mais de 260 participantes entre usuários e acompanhantes
Evento teve a finalidade de informar e conscientizar os pacientes sobre a importância da prevenção e os cuidados com a saúde cardiovascular
Em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado no próximo domingo (29), o Hospital Geral de Tailândia, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), organizou ação de educação em saúde voltada para os usuários do ambulatório de cardiologia que aguardavam consultas com médico especialista. A atividade contou com mais de 260 participantes, entre usuários e acompanhantes, e teve a finalidade de informar e conscientizar os pacientes sobre a importância da prevenção e os cuidados com a saúde cardiovascular.
Durante o evento, foram realizadas palestras sobre cuidados com o coração, além da distribuição de materiais educativos que abordaram temas relacionados à prevenção de doenças cardíacas. Cada paciente recebeu orientações personalizadas, adequadas às suas condições de saúde.
“É fundamental promovermos ações como essa, que não apenas informam, mas também empoderam os pacientes a cuidarem melhor de sua saúde, através das palestras e do material educativo, buscamos esclarecer dúvidas e fornecer orientações personalizadas. Estamos aqui para apoiar cada um na sua jornada de cuidados com o coração, pois a prevenção é a chave para uma vida mais saudável”, explicou a enfermeira Emanuelle Campiolo, do NEP.
Um dos participantes foi o paciente Antonio Almeida, de 64 anos, morador da vicinal Borba Gato, na zona rural, que veio ao HGT para realizar uma consulta com o cardiologista. Ele parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde cardiovascular.
“É importante cuidar do nosso coração, como foi ensinado. Às vezes, achamos que não é preciso, que não é importante, mas é. Ir ao médico, fazer os exames, tudo isso é importante para termos saúde, disposição. Eu gostei bastante da equipe passando o conhecimento deles para a gente. Só tenho a agradecer e parabenizar toda essa equipe que organizou o espaço”, disse o usuário.
Dados - HGT oferece consulta ambulatorial com especialista, neste ano até junho foram mais de 624, e no ano passado 1.619 atendimentos.
O diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira, observou que, além de ofertar assistência segura, de qualidade e humanizada, o cuidado com a prevenção de doenças também é fundamental. “A informação é uma ferramenta poderosa que pode transformar vidas, e estamos comprometidos em oferecer aos nossos usuários as orientações necessárias para que façam escolhas saudáveis. Parabenizo toda a equipe envolvida por seu empenho e dedicação”, disse.
Cuidando do Coração:
* Alimentação saudável
* Exercício regular
* Controle do peso
* Não fumar
* Consumo moderado de álcool
* Controle da pressão arterial
* Controle do colesterol
* Gerenciamento do estresse
* Sono adequado
* Acompanhamento médico regular
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
O Hospital é uma unidade de saúde do governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.