Adepará divulga as entidades que vão compor o Conselho Consultivo da Pecuária e convoca para primeira reunião
As 19 instituições, que se inscreveram atendendo aos critérios exigidos no edital, devem comparecer no dia 23 de outubro, na sede da Adepará
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) publicou nesta quinta-feira, 26, no Diário Oficial do Estado, a portaria Nº 4909 com o resultado final das entidades que por meio de edital de chamamento irão compor o Conselho Consultivo do Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pecuária de Bovinos e Bubalinos .
O documento traz a lista das 19 instituições que se inscreveram, atenderam aos critérios exigidos no edital e foram selecionadas para compor o Conselho Consultivo do Conselho Gestor do Programa (Coges-Pecuária) e já as convoca para a reunião aberta que ocorrerá no dia 23 de outubro de 2024, na sede da Adepará, em Belém.
Todas as instituições selecionadas são ligadas ao setor agropecuário e, a partir de agora, vão integrar a gestão participativa e poder contribuir com as novas políticas públicas do Estado voltadas para a pecuária sustentável.
O Conselho Consultivo é formado por representantes da indústria e da agricultura familiar, produtores rurais e demais organizações da sociedade civil. Tendo uma coordenação e uma secretaria executiva, que será eleita na primeira reunião e nomeada pelo Conselho Gestor do Programa (Coges-Pecuária).
As reuniões ocorrerão a cada três meses, em caso de dúvida e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]
Instituições selecionadas
-Amigos da Terra
- Associação de Pesquisa e Educação Proforest do Brasil
-Associação dos Produtores dos Campos do Araguaia - APROCAMPO
-Associação Paraense Pecuária Forte - APPF
-Associação Rural da Pecuária do Pará - ARPP
-BONNETERRE Tecnologia Agropecuária Ltda
-CIRAD Brasil
-Brasil Tecnologia Agropecuária Ltda
-Earth Innovation Institute - EII
-IDH Brazil Sustainable Trade Initiative
- Instituto AMZ
-Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM
-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - IMAZON
-Instituto Internacional para Sustentabilidade - IIS
-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-PA
-Sindicato dos Produtores Rurais de Uruará - SINPRUR
-Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte
-Sindicato Rural de Altamira - SIRALTA
-WWF Brasil - Fundo Mundial para a Natureza
Mandato - A duração do mandato dos membros será de 2 anos, com possibilidade de recondução. A representação é institucional, e os titulares dos órgãos e entidades indicarão um titular e um suplente à respectiva vaga.
Política pública- Criado pelo Decreto nº 3.533/2023, o Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pecuária do Estado do Pará é uma política pública executada pela Adepará, Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Seaf (Secretaria de Estado da Agricultura Familiar), Sedap (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca) e Iterpa (Instituto de Terras do Pará), com participação de entidades do terceiro setor e sociedade civil.