Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Expositores finalizam preparativos do Festival Internacional Chocolat Amazônia e Flor Pará

Evento terá a participação de mais de 800 produtores de amêndoa de cacau, de plantas, flores e produtos regionais diversos, no Hangar, até domingo (29)

Por Lorena Esteves (SEDAP)
26/09/2024 12h03

Nesta quinta-feira (26), será oficialmente aberta a programação do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024. Os preparativos são finalizados para abrir a programação ao público, estimado em cerca de 130 mil pessoas. A cerimônia oficial de abertura será às 19h de hoje e o evento segue até o dia 29, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. 

O Festival é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e conta com financiamento do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau). O evento terá a participação de mais de 800 produtores de amêndoa de cacau, de plantas, flores e produtos regionais diversos, além de empresários do ramo do chocolate de diferentes regiões de integração do Pará, que estarão nos 130 estandes montados no Hangar.

Alta Silva, do Coletivo de Mulheres Empreendedoras do bairro da Terra Firme, em Belém, já está com tudo pronto no HangarA expositora Alta Silva, do coletivo de mulheres empreendedoras do bairro da Terra Firme, em Belém, revela que a participação no Festival ocorre, após o apoio recebido na Usina da Paz, que contribuiu para a formação do coletivo que hoje conta com 50 mulheres empreendedoras. 

“Lá na Usina da Paz fizemos vários cursos, a gente se qualificou e montamos a nossa feira lá dentro da usina. O Governo do Estado nos deu a oportunidade de ficar lá e, graças a Deus, nós estamos aqui, felizes da vida! E hoje eu vim expor óleos essenciais, biojoias e plantas regionais”, conta.

Expositora Katyana Xipaia, da região do Médio Xingu (PA)A expositora Katyana Xipaia veio com uma delegação de empreendedores indígenas, da região do Médio Xingu (PA), para expor o chocolate indígena Sidja Wahiu, além de outros chocolates indígenas, artesanato e produtos diversos.

“Aqui é um estande de inovação, um mix de frutas desidratadas, chocolates indígenas e o nosso artesanato. É um estande que está trazendo realmente um pouco de todos os povos do Médio Xingu para que as pessoas possam  vir e poder conhecer a nossa cultura e a nossa diversidade. A gente fica muito feliz de estar trazendo empreendedores indígenas, estar nesse lugar e poder trazer os parentes junto com a gente também”, destaca.

Programação - O evento terá programação diversificada que envolve desde a comercialização de plantas e flores, bombons, doces, realização de fóruns técnicos, confecção de esculturas de chocolate e preparo de receita de chocolate ao vivo no espaço Cozinha Show e Cozinha Kids.

A programação também terá a participação de convidados de renome nacional e internacional que participarão de palestras e simpósios; chefs conceituados que farão cursos e minicursos com receitas que utilizam o chocolate, além de oficinas de produção e arranjos com plantas e flores. Ainda como parte da programação, serão realizadas rodadas de negócios com a finalidade de comercialização de amêndoas de cacau. 

Serviço - A feira será aberta ao público, nesta quinta-feira, às 19h e a partir de amanhã (sexta-feira) até domingo, a partir das 14h até 22h. A programação detalhada do Festival Internacional do Chocolate e Cacau e Flor Pará 2024 pode ser conferida na íntegra no site da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).